Ícone do site Engenharia Hoje

Nova van elétrica da Mercedes-Benz conta com painéis solares e autonomia de 3.800 km

Mercedes-Benz apresenta nova van elétrica com painéis solares e autonomia de 3.800 km

A Mercedes-Benz apresentou recentemente sua nova van elétrica com painéis solares, trazendo tecnologias sustentáveis gerando uma autonomia de 3.800 km.

O veículo foi batizado de Sustaineer (Sustenainbility Pioneer), e tem como principal objetivo limpar o ar ao redor, principalmente emissões emitidas por ele, utilizando energia solar enquanto circula.

Apesar do veículo ser elétrico, os freios e pneus ainda são responsáveis pela poluição do ar, e a marca pretende solucionar o problema desse modo.

Saiba mais sobre a nova van elétrica com painéis solares

O painel de energia solar está no teto, com 4,8 m², e oferece a autonomia de 3.800 km adicionais por ano em áreas com maior incidência solar.

O Sustaineer também tem filtros de partículas localizados na grade (embutido), e também na parte inferior da carroceria, com capacidade de limpar aproximadamente 50% das partículas de até 10 micrômetros próximas do veículo.

Toda a van elétrica também conta com materiais renováveis e reciclados, onde o revestimento da van elétrica é composto por polipropileno reciclado e fibras de pneus reciclados.

Outro diferencial é a área de carga na parte de trás e a divisória entre a parte da cabine, na frente, composta de palha, tratada para a tornar impermeável.

Porta speedy delivery

Mais um ponto chamativo são as portas da van elétrica com painéis solares, as portas inteligentes foram batizadas de “porta speedy delivery”.

Seu grande diferencial é que a porta da Sustaineer se abre sozinha quando alguma pessoa se aproxima do veículo.

Como resultado, a Mercedes-Benz informou que a tecnologia é capaz de economizar até 25 minutos, considerando uma rota de entrega com 150 paradas.

Mais informações a respeito da data de lançamento, preços ainda devem ser divulgados pela marca, uma vez que foi anunciado que todas inovações/soluções técnicas foram pensadas tendo em vista a possibilidade de produção em série.

Desse modo, segundo a empresa, seria viável a sua utilização em futuras gerações de Mercedes-Benz Vans.


Fonte: Click Petróleo e Gás e Blog do Caminhoneiro

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Insideevs/Mercedes-Benz