Ícone do site Engenharia Hoje

Cientistas americanos desenvolvem catalisador que pode revolucionar a produção de carros a hidrogênio

Cientistas americanos desenvolvem catalisador que pode revolucionar a produção de carros a hidrogênio

Cientistas americanos do laboratório Ames, que pertence ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, desenvolveram um catalisador que pode revolucionar a produção de carros a hidrogênio. 

O catalisador é capaz de extrair hidrogênio de sistemas de armazenamento de forma muito mais eficiente, com um processo que ocorre em temperatura ambiente e sem uso de metais ou aditivos. 

De acordo com o coautor do estudo e professor de ciências químicas e biológicas, Wenyu Huang, a pesquisa terá um impacto positivo na meta de redução da emissão de dióxido de carbono. 

Além disso, irá beneficiar toda a cadeia produtiva e o setor de transportes com veículos menos poluentes e que também são mais eficientes em comparação a outros modelos. 

 

Catalisador que pode revolucionar a produção de carros é composto por nitrogênio e carbono 

 

Segundo o engenheiro químico, Long Qi, uma das formas de armazenar hidrogênio é quimicamente, porém depende de materiais que reagem com moléculas de hidrogênio e as conservam na forma de átomos. 

Os pesquisadores otimizaram esse processo, ao utilizar uma classe de materiais conhecidos como transportadores de hidrogênio orgânico líquido (LOHCs). 

Esse armazenamento permite que uma grande quantidade de hidrogênio seja armazenada em pequenos volumes, à temperatura ambiente. 

Entretanto, para que o hidrogênio seja útil, é preciso utilizar catalisadores para o liberar, em um processo conhecido como “desidrogenação”. 

Qi ressaltou que o catalisador criado é composto por nitrogênio e carbono, e é o que torna o sistema mais eficiente em comparação a outros catalisadores à base de metal ou aditivos não reutilizáveis, que aumentam o custo de produção. 

Segundo o pesquisador, a atividade catalítica ocorre em temperatura ambiente por conta do nitrogênio grafítico, que é formado durante o processo de carbonização. 

Como resultado, a liberação das moléculas de hidrogênio é facilitada, sendo um dos principais pontos de destaque da tecnologia. 

Além disso, essa abordagem também extrai hidrogênio de dispositivos de armazenamento em um custo muito menor, proporcionando uma carga superior de hidrogênio. 

Assim, mais energia é fornecida para os veículos que são abastecidos com esse tipo de combustível, e eles podem percorrer distância muito maiores. 

Diferença entre um sistema catalisador convencional e outro livre de metais e aditivos

Criação de sistemas catalíticos mais eficientes 

 

Para os pesquisadores do laboratório, essa tecnologia somente deverá ser aplicada na fabricação de veículos menos poluentes quando a capacidade de armazenamento de hidrogênio estiver próxima da razão de 6,5% de seu peso bruto. 

Segundo eles, esse percentual pode ser alcançado com a criação de sistemas catalíticos mais eficientes em comparação aos atuais encontrados no mercado. 

Esquema de extração de energia do catalisador de hidrogênio

 

Fonte: Canaltech 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução O Petróleo