A Wayve é uma startup britânica que desenvolveu um sistema de inteligência artificial que consegue transformar qualquer carro em autônomo.
Uma demonstração foi apresentada pela startup, onde o sistema é capaz de conduzir, de forma totalmente autônoma, um veículo comum durante o tráfego intenso que ocorre em Londres.
No vídeo, o carro pilotado de forma autônoma é capaz de atualizar seus comandos em tempo real, como parar em cruzamentos livres e recalcular rotas e trajetos.
O sistema é capaz de detectar:
- Faixas de pedestre;
- Ciclovias;
- Momentos de ultrapassagem;
- Trocas de faixa;
- Entre outros
Vídeo de demonstração
Durante o vídeo de demonstração, a inteligência artificial parou em cruzamentos, recalculou trajetos quando o veículo foi obstruído por uma moto e até mesmo posicionou o automóvel para uma ultrapassagem em local estreito.
Em seguida, confira o vídeo completo que foi disponibilizado pela empresa britânica:
De acordo com Alex Kendall, líder do setor de tecnologia da Wayve, o sistema já é capaz de reduzir falhas no trânsito em 98,3%. Entre as falhas reduzidas, estão casos de falta de atenção ou direção ineficiente por parte dos motoristas.
Como foi possível transformar qualquer carro em autônomo
Para que a “mágica” ocorra, é preciso que o sistema de inteligência artificial desenvolvida pela Wayve utilize uma série de recursos.
Entre esses recursos, estão câmeras frontais, machine learning e também a orientação via satélite, que é responsável por analisar o trânsito.
Ao analisar o trânsito, o próprio sistema decide como e qual será o melhor caminho a seguir com veículo.
Apesar de se tratar somente de um sistema, e não de um conjunto complexo de tecnologias implantadas no carro, os testes foram bem sucedidos durante a demonstração.
Por ser um sistema, o produto deverá se tornar adaptável a diversos modelos de veículos, sendo fornecido como um “módulo de direção automática”, por exemplo.
Fonte: Olhar Digital e Tudo Celular
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Wayve