Os Militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram uma demonstração de seu novo laser capaz de derrubar drones.
A arma foi desenvolvida pela empresa Elbit Systems, que publicou um vídeo em seu Twitter, mostrando o que a nova arma é capaz de fazer:
“Os testes de interceptação foram concluídos com sucesso empregando o sistema de arma a laser de alta potência aerotransportado. O sistema interceptou com sucesso UAVs no ar, em vários intervalos e altitudes, tornando Israel um dos primeiros países a demonstrar essa capacidade.”
Elbit Systrems
Laser capaz de derrubar drones é acoplado em avião
O sistema foi acoplado em um avião, podendo disparar contra os drones enquanto ambos viajam pelo ar.
No vídeo publicado, o laser é capaz de abrir buracos em drones, causando queimaduras e a queda dos drones atingidos.
A arma atualmente somente pode disparar contra um drone a uma distância de um quilômetro, porém o brigadeiro-general e chefe de pesquisa militar de Israel, Yaniv Rotem, deseja aumentar essa capacidade.
De acordo com Rotem, nos próximos anos essa capacidade deverá aumentar para 20 quilômetros, e declarou que o laser deve funcionar independentemente da condição climática.
Laser é uma forma de reduzir custos
Segundo o Ministério da Defesa de Israel esse tipo de arma é uma forma de reduzir os custos das suas incursões militares.
Grande parte dessas incursões têm como alvo a Palestina, que por sua vez, utiliza drones de baixo custo para tentar dar uma resposta às ofensivas de Israel.
Como resultado, o uso dos lasers poderá ser mais viável economicamente, em comparação ao lançamento de mísseis com objetivo de parar os drones que ocorre atualmente, chamado “Domo de Ferro”.
O “Domo de Ferro” é a forma atual para interceptar os projéteis enviados para o lado israelense da Faixa de Gaza, sendo considerado um sistema antimísseis.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Elbit Systems