Ícone do site Engenharia Hoje

Israel criou laser capaz de derrubar drones

laser capaz de derrubar drones

Os Militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram uma demonstração de seu novo laser capaz de derrubar drones.

A arma foi desenvolvida pela empresa Elbit Systems, que publicou um vídeo em seu Twitter, mostrando o que a nova arma é capaz de fazer:

“Os testes de interceptação foram concluídos com sucesso empregando o sistema de arma a laser de alta potência aerotransportado. O sistema interceptou com sucesso UAVs no ar, em vários intervalos e altitudes, tornando Israel um dos primeiros países a demonstrar essa capacidade.”

Elbit Systrems

Laser capaz de derrubar drones é acoplado em avião

O sistema foi acoplado em um avião, podendo disparar contra os drones enquanto ambos viajam pelo ar.

No vídeo publicado, o laser é capaz de abrir buracos em drones, causando queimaduras e a queda dos drones atingidos.

A arma atualmente somente pode disparar contra um drone a uma distância de um quilômetro, porém o brigadeiro-general e chefe de pesquisa militar de Israel, Yaniv Rotem, deseja aumentar essa capacidade.

De acordo com Rotem, nos próximos anos essa capacidade deverá aumentar para 20 quilômetros, e declarou que o laser deve funcionar independentemente da condição climática.

Laser é uma forma de reduzir custos

Segundo o Ministério da Defesa de Israel esse tipo de arma é uma forma de reduzir os custos das suas incursões militares.

Grande parte dessas incursões têm como alvo a Palestina, que por sua vez, utiliza drones de baixo custo para tentar dar uma resposta às ofensivas de Israel.

Como resultado, o uso dos lasers poderá ser mais viável economicamente, em comparação ao lançamento de mísseis com objetivo de parar os drones que ocorre atualmente, chamado “Domo de Ferro”.

O “Domo de Ferro” é a forma atual para interceptar os projéteis enviados para o lado israelense da Faixa de Gaza, sendo considerado um sistema antimísseis.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Elbit Systems