Ícone do site Engenharia Hoje

Retroescavadeira 100% autônoma é testada na China

Retroescavadeira 100% autônoma é testada na China

Uma retroescavadeira 100% autônoma é testada na China, pela Baidu Research Robotics em conjunto com a Universidade de Maryland.

Se trata de um dos primeiros sistemas de escavação autônoma do mundo, criando ambientes de trabalho mais seguros e que poderá ser implantado em diversas empresas de construção.

Os pesquisadores publicaram seu artigo de pesquisa em 30 de junho de 2021, na revista científica Science Robotics.

Retroescavadeira 100% autônoma deverá solucionar problemas de muitas empresas

Diversas empresas que precisam fazer uso de retroescavadeiras tem dificuldade para encontrar profissionais qualificados para operar as máquinas.

A retroescavadeira 100% autônoma deverá solucionar esse grande problema, pois se trata de um maquinário caro que não pode ser operado por profissionais não-qualificados.

Equipamento conta com câmeras e sensores integrados

A retroescavadeira conta com câmeras e sensores proprioceptivos, que são integrados a um módulo de percepção do ambiente em 3D.

Como resultado, a máquina é capaz de identificar os materiais alvo através de algoritmos avançados, como uma rede neural para gerar imagens limpas.

Além disso, a retroescavadeira tem uma bateria que garante uma autonomia de mais de 24 horas de trabalho.

Para avaliar a eficiência e robustez do equipamento, os pesquisadores se uniram a uma empresa líder na fabricação de equipamentos, a fim de implantar o sistema em um local de descarte de resíduos e testar em condições climáticas de inverno.

Os pesquisadores também configuraram dez cenários diferentes em um campo de teste fechado, verificando se o sistema funcionava em várias tarefas do mundo real.

Logo após uma série de testes, o equipamento correspondeu à eficiência média de um operador humano, em termos de quantidade de materiais escavados por hora.

“O AES tem um desempenho consistente e confiável por um longo tempo, enquanto o desempenho dos operadores humanos pode ser incerto”

Dr. Liangjun Zhang, autor correspondente e chefe da Baidu Research Robotics and Auto-Driving Lab.

De acordo com o Dr. Dinesh Manocha, professor da Universidade de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade de Maryland, a invenção é um passo importante para a implantação de robôs com longos períodos de operação, mesmo em ambientes internos e externos não controlados.


Fonte: Olhar Digital e Baidu Research Robotics

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Baidu Research Robotics