Na Holanda, um robô inteligente chamado Theo está transformando a maneira como as doenças são combatidas nas plantações.
Utilizado em plantações de tulipas, esse robô utiliza tecnologia de ponta e inteligência artificial para identificar e eliminar flores doentes, ajudando a prevenir a disseminação de pragas e doenças.
Como o Theo funciona ?
Equipado com câmeras avançadas, ele percorre as plantações tirando milhares de fotos para análise. Utilizando um modelo de IA sofisticado, o robô detecta sinais de doenças, como as listras vermelhas indicativas de vírus nas folhas das tulipas.
Uma vez identificada uma planta doente, Theo a remove, evitando que o problema se alastre. Atualmente, 45 unidades do Theo estão operando ativamente, cobrindo vastas áreas de cultivo de tulipas na Holanda.
A criação de Theo é obra da H2L Robotics, uma empresa que destaca a precisão do sistema de IA do robô como o coração da tecnologia. Esta capacidade permite ao Theo trabalhar continuamente, realizando tarefas que seriam exaustivas para os trabalhadores humanos.
Custo do investimento
Apesar de sua eficácia, o Theo tem um custo elevado. Cada unidade é vendida por 185 mil euros, o equivalente a mais de um milhão de reais, um preço comparável ao de um carro de luxo. Além disso, o robô se movimenta a uma velocidade máxima de menos de 1 km/h.
Leia mais:
- SpaceHopper: robô de três pernas explorará asteroides no espaço
- Reino unido terá robôs autônomos para tapar buracos nas ruas
- Chineses constroem o robô humanoide mais rápido do mundo
Fonte: Olhar Digital