Ícone do site Engenharia Hoje

Startup lança bateria de estado sólido que fornece mais 460 km com menos de 20 minutos de recarga

Startup lança bateria de estado sólido que fornece mais 460 km com menos de 20 minutos de recarga

A startup Mullen está lançando uma nova bateria de estado sólido que deverá fornecer mais 480 km com menos de 20 minutos de carregamento.

A empresa iniciou o desenvolvimento após o anúncio oficial da StoreDot, uma fabricante israelense de baterias para carros elétricos que conta com a meta de atingir 160 km de alcance com uma recarga de apenas 5 minutos até o ano de 2024.

A startup, que conta com sede na Califórnia, se juntou à corrida para desenvolver baterias automotivas de estado sólido, buscando entregar resultados impressionantes.

Bateria de estado sólido da Mullen já está em fase de testes

Recentemente, a startup apresentou seu primeiro crossover elétrico, em que está testando uma bateria de estado sólido com ótimos resultados, como o alcance de 966 km com carga completa.

Este alcance é para um motor de 150 kW, contando com uma capacidade de carregamento rápido que pode recarregar 483 km de alcance em 18 minutos.

Segundo o CEO e presidente da Mullen Automotive, David Michery, os testes foram bem-sucedidos, e devem começar o desenvolvimento de nível mais avançado em seguida.

A bateria utiliza uma tecnologia de polímero, que segundo a startup, é um avanço significativo em comparação às atuais baterias de íons de lítio utilizadas no mercado.

A célula é de 300 ampere-hora (Ah), e rendeu 343 Ah a 4,3 volts, sendo um resultado que superou todas as expectativas da empresa e já criou novas metas.

Tecnologia deverá entregar mais de 900 km de autonomia

Para o executivo, a tecnologia, quando for totalmente implementada, deverá entregar mais de 900 km de autonomia com uma única carga completa.

Além das células de polímero de estado sólido, a empresa também trabalha em outras tecnologias, incluindo lítio-enxofre e lítio-ferro-fosfato.

A Mullen deverá produzir primeiramente seus cinco crossovers de primeira geração usando a antiga tecnologia Li-Ion, sendo o primeiro teste de protótipo no veículo ocorrendo em 2025. 

Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Mullen