Ícone do site Engenharia Hoje

Apagão de mais de uma hora devido à tempestade solar: confira

Apagão de mais de um hora devido a tempestade solar: confira

Apagão de mais de uma hora devido à tempestade solar: confira / Fonte reprodução internet

Já ouvir falar em tempestade solar? Na última terça-feira, 3 de maio, o Observatório de Dinâmica Solar da Nasa percebeu uma forte “sacudida” no Sol que causou apagões em rádios da Europa e no Oceano Atlântico, desligando fontes de comunicação.

As erupções solares são explosões de energia com luzes ultravioletas e podem provocar muitos problemas na Terra. Com isso, os sistemas de eletricidade, rádio e navegação ficam prejudicados e, além disso, existem riscos para as naves espaciais e seus tripulantes.

Confira: Brasil tem o ônibus com ar-condicionado e sistema de energia solar

Porque as tempestades solares acontecem?

As erupções que aconetem na superfície do Sol provocam tempestades de algumas categorias conforme a intensidade. O fenômeno que aconteceu nesta semana foi marcado na categoria X, considerado muito forte, e oferece riscos aos sistemas de navegação e comunicação.

As tempestades solares podem acontecer a qualquer hora e não é possível saber antes o nível de força das explosões. Contudo, os cientistas da Nasa estudam o fenômeno com frequência para analisarem os efeitos ao nosso planeta. 

Dessa forma, a energia acumulada no astro rei provoca as explosões, que possuem efeitos parecidos com a aurora boreal. Segundo a Nasa, o evento do dia 3 de maio reduziu os sinais das rádios para menos de 30 Megahertz, prejudicando a comunicação.

Leia também: Telha solar no estilo “shingle” pode ser pregada em qualquer telhado

O que pode acontecer com o nosso planeta?

Quando uma tempestade solar atinge um nível elevado, pode trazer interferências em satélites, celulares, redução do sinal da internet e falhas na comunicação. Contudo, a Nasa informou que não existe perigo para as pessoas e à Terra.

Todavia, os efeitos da tempestade solar podem ser vistos facilmente com o aparecimento de fenômenos em várias partes do mundo. As auroras boreais podem surgir no céu em qualquer lugar do globo terrestre, mas, não trazem riscos.

Não existem casos registrados de problemas causados às pessoas por causa de uma tempestade solar. Porém, a Nasa informou que as radiações expelidas por uma explosão no Sol, não chegam à Terra com efeitos perigosos ou nocivos para a saúde.

Confira: Valor a receber, veja como consultar o seu aqui

Valor a receber: confira como consultar o seu aqui / Fonte reprodução internet