Ícone do site Engenharia Hoje

Veja como você pode acessar as imagens do novo satélite Amazonia-1 de graça

Veja como você pode acessar as imagens do novo satélite Amazonia-1 de graça

O novo satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro deste ano, sendo o primeiro satélite de observação da Terra projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Na semana passada, o Ministério da Ciência e Tecnologia informou que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público, de forma totalmente gratuita.

Como acessar as imagens do novo satélite Amazonia-1

O material está disponível um site da Divisão de Geração de Imagens, que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para visualizar as imagens é preciso realizar previamente um cadastro, com informações pessoais, como:

O usuário, após o cadastro, poderá navegar em um catálogo com imagens de diferentes satélites, como o Amazonia-1 e o CBERS-4.

Após acessar onde deseja, existem diversos recursos para selecionar o conjunto de dados que serão consultados. 

Entre esses dados, está imagens produzidas, informações coletadas por inúmeros sensores e também satélites de observação.

No site, também há a possibilidade de indicar o nome de alguma localidade ou ponto de referência específico, a fim de realizar uma consulta de imagens de determinado alvo.

Fazer download das imagens

Logo após, basta adicionar as imagens escolhidas no carrinho para iniciar o download delas em seu dispositivo.

Antes de realizar o download, algumas informações daquela imagem selecionada são mostradas, como:

Quando a imagem é selecionada para realizar o download, é baixado um documento .txt com links para realizar o download da imagem.

Ao inserir o link no navegador de pesquisa, a imagem é baixada de forma automática no dispositivo, em .tif, uma vez que conta com uma melhor qualidade de imagem para visualização, edição e impressão.

Site e manual

O site com as imagens do Amazonia-1 está aqui, e o manual detalhado com instruções de como usar os recursos foi disponibilizado na página da Divisão de Geração de Imagens, aqui.


Fonte: Canaltech e MCTI

Imagem em destaque: Foto/Reprodução MCTIC