Ícone do site Engenharia Hoje

Windrunner: o maior avião do mundo é do tamanho de um campo de futebol

Divulgação/Radia

Você já imaginou um avião com dimensões maiores que as de um campo de futebol? Esse é o Windrunner, o maior avião cargueiro do mundo, desenvolvido pela startup americana Radia. A empresa, sediada em Boulder, Colorado, está trabalhando nesse projeto ambicioso liderado pelo cientista Mark Lundstrom, formado pelo MIT e especialista em foguetes.

Missão e objetivo

O principal objetivo do Windrunner é auxiliar na transição energética. A aeronave gigante será usada para transportar as enormes pás das turbinas eólicas, superando as limitações impostas pela infraestrutura terrestre, como pontes e túneis. Isso permitirá um transporte mais eficiente e ajudará a reduzir o custo da energia eólica em até 35%.

Desenvolvimento e investimentos

O desenvolvimento do Windrunner começou há sete anos e está em constante aprimoramento. O projeto foi mantido em segredo por quase uma década por Lundstrom, para garantir que todos os testes fossem realizados e que nada de errado acontecesse. A startup já recebeu investimentos significativos, totalizando US$ 104 milhões, de empresas do setor de petróleo e de capital de risco. Hoje, a Radia é avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

Divulgação/Radia

Equipe de especialistas

A equipe da Radia inclui ex-executivos da Boeing e membros da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), garantindo que a implementação das turbinas eólicas seja realizada de forma massiva e eficiente.

Características do Windrunner

O Windrunner tem medidas impressionantes: 108 metros de comprimento, 24 metros de altura e 80 metros de envergadura. Ele é capaz de carregar até 80 toneladas de carga. Para se ter uma ideia, o gramado do Maracanã, um dos maiores estádios do mundo, tem 105 metros de comprimento, três a menos que o Windrunner. Esse gigante dos ares também supera o Antonov AN-124 e o Boeing 747-8 em tamanho.

Divulgação/Radia

Infraestrutura necessária

Devido às suas dimensões, o Windrunner precisará de uma pista de pouso e decolagem igualmente grande. A Radia informa que a aeronave necessitará de pelo menos 2.000 metros de extensão para realizar essas manobras com segurança.

Lançamento e futuro

A previsão é que o Windrunner esteja pronto para operar oficialmente em meados de 2027. Quando entrar em ação, o maior avião cargueiro do mundo será capaz de alcançar velocidades máximas de 0,6 Mach (aproximadamente 740,88 km/h) e ter um alcance de até 2.000 km por voo.

Leia mais:

Fonte: Terra