A busca pela restauração do meio ambiente tem crescido bastante nos últimos anos, por conta dos grandes níveis de poluição. Entretanto, uma inovação pode mudar para sempre a forma como se consegue despoluir os rios.
Além disso, o sistema é bastante flexível, não agride a natureza e não possui custos muito elevados. A seguir, confira os detalhes sobre a tecnologia e veja como ela funciona.
Confira: Energia eólica gerada por turbinas em forma de tulipa, veja como funciona
Tecnologia inovadora pode despoluir os rios
Mais da metade de todo o plástico que chega aos oceanos vem dos rios. Desse modo, uma ótima forma de combater a poluição no ambiente marinho é através de uma atenção maior às águas não oceânicas.
Entretanto, a despoluição é um dos processos mais caros, em relação aos cuidados com o meio ambiente. Outro ponto importante é que as técnicas atuais ainda não trazem efeitos de forma rápida.
Porém, as empresas ainda continuam buscando maneiras mais eficientes de retirar o lixo de rios. Hoje, você irá conhecer como o River Cleaning System ajuda nessa missão.
Sendo pensado e projetado pela empresa Mold, da Itália, esse é um dos sistemas que mais chama atenção dos ambientalistas. Nesse sentido, é uma espécie de barreira modular que ”captura” os resíduos.
Como funciona o River Cleaning System
Para entender como o River Cleaning System funciona é bastante simples: um sistema de boias forma uma barreira física que, girando com o fluxo da água, carrega o lixo para uma área de coleta.
A ideia fica ainda mais interessante quando se sabe que, mesmo sendo uma barreira física, o sistema não atrapalha a passagem de embarcações. Para isso, o barco ou qualquer outro meio de transporte deve passar em baixa velocidade.
Por fim, a Mold ainda reafirma seu interesse em incentivar o reaproveitamento desses plásticos capturados. Dessa maneira, além de contribuir para a redução dos resíduos, o sistema ainda diminui a produção deles.
Confira: Carro elétrico solar pode rodar por meses, veja como isso é possível