Sabemos que muitos resíduos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e, também, para a população mundial. No entanto, existe um projeto para transformar esses poluentes em materiais saudáveis para a natureza e completamente biodegradável.
Para tanto, a ideia surgiu da Índia, por meio de um engenheiro preocupado com a poluição no seu país. Com isso, ele viu uma possível solução contra os resíduos ambientais, a partir de um produto que substituísse o isopor.
Confira: aterro sanitário é transformado em pirâmide solar em Curitiba
Portanto, saiba a seguir sobre a ideia do engenheiro e como isso impactou para a sustentabilidade da região.
Como surgiu o produto biodegradável?
O engenheiro Arpit Dhupar, que vive em Delhi, na Índia, descobriu um destino possível para os materiais que liberam resíduos tóxicos no seu país. Além disso, a ideia também envolve o reaproveitamento de embalagens e materiais.
Por outro lado, o engenheiro também idealizou a criação de um produto substituto para o isopor. Para tanto, esse material é muito usado no planeta, porém, possui elementos que prejudicam o meio ambiente.
Leia também: chevette caminhão mostra que o Brasil não é para amadores
Entretanto, a reciclagem do isopor é difícil e a sua queima libera gases tóxicos ao meio ambiente. Isto é, esse material não tem destino no seu pós-consumo, por isso, o engenheiro desenvolveu a ideia de substituição.
O que pode transformar o isopor em um produto biodegradável?
O engenheiro desenvolveu um isopor biodegradável, comercializado pela sua empresa Dharaksha Ecosolutions. Para isso, ele aproveitou os resíduos da colheita de arroz no seu país para criar o produto sustentável.
No entanto, o reaproveitamento utiliza os materiais que seriam incinerados após a colheita. Além disso, o método promete oferecer uma alternativa sustentável para os elementos que seriam nocivos à natureza.
Confira: montadoras defendem o fim da isenção do imposto do carro elétrico importado