Ícone do site Engenharia Hoje

LG lança motor para carros elétricos com software inovador que permite mais autonomia

LG lança motor para carros elétricos com software inovador que permite mais autonomia

A LG está lançando um motor para carros elétricos com um software inovador, que permite mais autonomia ao “dividir” a energia.

O motor elétrico, batizado de “EtelligentForce”, foi criado pela Magna, uma empresa que é especializada em suplementos para automóveis, pertencendo à LG.

Essa inovação criada pela Magna é responsável por dividir a força da bateria nos dois eixos do veículo, permitindo um acréscimo na autonomia de até 30%.

 

Motor para carros elétricos com software inovador foi apresentado na CES 2022

 

Durante a sua apresentação na CES 2022, a Magna apresentou o modelo que está chegando em um “momento crucial”, especialmente na indústria automobilística norte-americana.

Nesse mercado, as picapes estão no auge de sua popularidade e, ao mesmo tempo, são um dos últimos segmentos que estão se tornando elétricos.

De acordo com o presidente da Magna, Tom Rucker, a beleza desse sistema de motor elétrico é que ele é capaz de oferecer os benefícios ambientais de um trem de força elétrico (powertrain).

No comunicado, o executivo informou que ele mantem a capacidade e a utilidade dos caminhões convencionais de até 1 tonelada, mas foi projetado para veículos comerciais leves e pesados.

Além disso, o powertrain também pode ser usado em carros de passeio, como o apresentado na CES 2022, onde o EtelligentForce foi instalado em SUV Jaguar i-Pace.

Entenda mais sobre o EtelligentForce

 

Entre as informações divulgadas desse novo motor para carros elétricos, está que a tecnologia utilizada no eixo dianteiro é a eDrive, que despeja 244 cavalos de potência.

Já no eixo traseiro há outro sistema, o eBeam, que conta com pico de energia entre 300 e 600 cv, a depender do que a montadora precisa.

Outro detalhe revelado é que o software criado pela Magna pode mudar a necessidade operacional de força sem precisar alterações físicas nos eixos do veículo.

A Magna informou que esse modelo de motor é útil não só para a transição das picapes, como também para outros veículos que devem ir do motor a combustão para o elétrico.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Magna