Ícone do site Engenharia Hoje

Mini hidroelétrica criado por jovens belgas pode abastecer até 500 casas

Mini hidroelétrica criado por jovens belgas pode abastecer até 500 casas

Mini hidroelétrica criado por jovens belgas pode abastecer até 500 casas / Fonte reprodução internet

Dois jovens inventores belgas, Jasper Verreydt e Geert Slachmuylders, criaram uma inovadora proposta de geração de energia sustentável com hidroelétrica. A partir do projeto de sua empresa, Turbulent, projetaram uma mini usina de baixo custo capaz de fornecer energia para até 500 casas.

Em suma, sua empresa tem como missão criar e instalar turbinas que geram energia com baixo custo. Além disso, um dos detalhes importantes sobre esse projeto é que demanda pouca manutenção e sua instalação pode ocorrer em diferentes categorias de canais de água sem causar impactos ambientais nocivos.

Confira: Apagão de mais de uma hora devido à tempestade solar: confira

O projeto da hidroelétrica

Em suma, o projeto para a hidroelétrica surgiu a partir do estudo de ambos sobre os vórtices fluviais e de canais. Então, após tirarem conclusões sobre os estudos, reuniram profissionais para o desenvolvimento de turbinas hidroelétricas capazes de gerar entre 15 e 70kW.

Mas para conseguir essa quantidade de energia é necessário que as turbinas estejam em rio, canal ou curso d’água com queda entre 1,5 e 5 metros. Detalhe: podem ser instaladas tanto turbinas únicas quanto uma rede de turbinas, a depender da demanda de energia local.

Leia também: Valor a receber: confira como consultar o seu aqui

A proposta por trás das turbinas hidroelétricas

Pela facilidade da instalação, baixa demanda de manutenção e longevidade dos materiais, essas turbinas são um meio viável de gerar energia para lugares onde a rede elétrica pública ainda não é distribuída.  A ideia é distribuir energia limpa em lugares inacessíveis.

Dessa forma, famílias sem acesso à energia elétrica têm um meio para ter entre 120.000 e  560.000 kWh por ano com cada equipamento. E o impacto gerado é a capacitação da cultura de regiões energeticamente marginalizadas para o uso desses meios e ter eletricidade.

Desde 2015 o projeto está em pleno funcionamento em pelo menos 10 países e regiões do mundo. E isso possibilitou que os criadores Jasper e Geert recebessem diversos prêmios por seu empenho em promover energia limpa e acessível para comunidades do mundo inteiro.

Confira: Chineses criam rato-robô capaz de procurar sobreviventes em locais onde ocorreram desastres

Chineses criam rato-robô capaz de procurar sobreviventes em locais onde ocorreram desastres / Fonte reprodução internet