A Hurtigruten Norway, uma empresa com um histórico de 130 anos no transporte marítimo, revelou seu ambicioso plano para construir um navio de cruzeiro ecológico, com emissão zero, apelidado de “Sea Zero”. Este navio ecológico está programado para ser concluído até 2030, oferecendo uma experiência de cruzeiro inovadora para os passageiros.
Para enfrentar o desafio de tornar um navio de cruzeiro ecologicamente correto, a empresa adotou uma abordagem inovadora. Eles utilizarão baterias de 60 megawatts, carregadas no porto antes da partida, e três mastros retráteis autônomos, cada um alcançando 50 metros de altura. Esses mastros servirão para capturar energia eólica em uma área de 750 metros quadrados e também abrigarão 1.500 metros quadrados de painéis solares para recarregar as baterias durante a viagem.
Além disso, a inteligência artificial será incorporada para otimizar as operações, reduzindo o tamanho da ponte de comando. A empresa usará sua vasta experiência operacional para coletar dados sobre atracação e desatracação eficientes em diferentes portos, inclusive em condições climáticas adversas.
O design aerodinâmico do navio minimizará a resistência do ar, economizando energia, e proporcionará vistas panorâmicas para os 500 passageiros em suas 270 cabines. Os passageiros também serão incentivados a economizar energia através de um aplicativo móvel que controla a ventilação e monitora o consumo de recursos.