Ícone do site Engenharia Hoje

Nova moto elétrica da Honda não cai e vem com sistema de assistência de direção

Nova moto elétrica da Honda não cai e vem com sistema de assistência de direção

A nova moto elétrica da Honda, MN4 Vultus, não cai e vem com um sistema de assistência de direção apresentado recentemente pela montadora japonesa.

O conceito de uma moto que não cai foi apresentado pelos japoneses há algum tempo, porém, seu conceito de autoestabilização foi aprimorado ainda mais.

Recentemente, a Honda divulgou um vídeo em que mostra as possibilidades da moto que equilibra automaticamente em todas situações. Confira:

Nova moto elétrica da Honda que não cai foi apresentada recentemente

 

Já o sistema de assistência de direção, chamado de Honda Riding Assist, foi apresentado no ano de 2017, no Tokyo Motor Show e ganhou sua versão 2.0 pouco antes do fim de 2021.

A atualização difere de forma significativa da versão 1.0, mas não há maiores detalhes anunciadas pela montadora até o momento.

No entanto, na versão 1.0, o sistema foi implementado em uma NC 750, que tinha um ângulo de direção variável na direção longitudinal, e um controle giroscópico oculto provavelmente era o responsável por equilibrar a moto de forma automática.

Confira o vídeo da versão 1.0:

Já na versão 2.0 do Riding Assist, foi apresentado um braço oscilante traseiro complexo, que foi visto na MN4 Vultus customizada da Honda.

A roda traseira é girada levemente, sendo inclinada para fora do eixo central vertical, compensando as influências do condutor que ocorrem normalmente.

Assim, é possível manter o equilíbrio absoluto, onde a moto não cai, além de diversas situações demonstradas em baixa velocidade no vídeo apresentado pela Honda.

Não é possível identificar pelo vídeo quais sensores o sistema está utilizando, mas o projeto do comando final da moto permanece aberto, com uma construção do braço oscilante variável.

Como resultado, é pouco provável que eixos cardans, correntes ou então correias dentadas possam passar por ali, então o sistema deverá ser elétrico.

Fonte: Motonline e Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Honda e Youtube