O primeiro avião elétrico da Rolls Royce, Spirit of Innovation, realizou seu primeiro voo com sucesso com duração de 15 minutos.
A empresa anunciou o primeiro voo como o início de uma fase intensiva de testes, além de já ter batido recordes mesmo durante o voo inaugural.
O projeto do Spirit of Innovation foi parcialmente financiado pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial e também pelo governo do Reino Unido.
O principal objetivo do projeto é criar aviões comerciais de passageiros totalmente elétricos, além de produzir aviões e motores com emissão zero também para outras fabricantes até o ano de 2050.
Primeiro avião elétrico da Rolls Royce conta com uma bateria de 6 mil células
O voo inaugural ocorreu após um ano da decolagem programada, além de cerca de seis meses após os testes de taxiamento, que ocorrem em solo.
Segundo a empresa Rolls Royce, esse teste foi um passo em direção à tentativa de recorde mundial de velocidade do avião elétrico e também um marco na jornada da indústria da aviação, em direção à descarbonização.
Um dos chamativos é o poderoso trem de força de mais de 500 cv (400 kW), e sua bateria de 6 mil células, o que é a maior densidade de energia já montada para uma aeronave até os dias de hoje.
Com essa união de bateria + trem de força, a Rolls Royce afirma que o seu novo avião elétrico será capaz de atingir velocidades de mais de 480 km/h.
Próxima etapa do projeto
Agora serão realizados mais testes de voos, sendo considerado a fase intensiva responsável por coletar dados do desempenho do sistema de propulsão e também da energia elétrica do modelo.
Segundo Warren East, CEO da Rolls Royce, não se trata apenas de quebrar um recorde mundial de velocidade, uma vez que a tecnologia de propulsão que foi desenvolvida para o programa traz novas aplicações.
Entre essas aplicações, está o mercado de mobilidade aérea urbana, onde o CEO afirma que seu novo avião poderá ajudar a tornar o jato zero uma nova realidade para o mercado.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Rolls-Royce