Robôs agrícolas que foram desenvolvidos por uma startup do Vale do Silício devem economizar em 90% o uso de água nas plantações.
A startup, chamada Iron Ox, já levantou mais de 50 milhões de dólares em uma rodada liderada pelo fundo de tecnologia Breakthroug Energy.
O fundo de tecnologia de Bill Gates busca financiar energias limpas, e também foi fundado por outras empresas, como a American Airlines, Bank of America, Boston Consulting Group e a Microsoft.
Robôs agrícolas devem atuar em uma área de 10 mil metros quadrados
Os robôs agrícolas da Iron Ox são integrados em um sistema hidropônico, que é o responsável por consumir 90% menos água em comparação às plantações tradicionais, segundo o presidente-executivo, Brandon Alexander.
Atualmente, a empresa está colocando o sistema hidropônico para funcionar em uma área de 10 mil metros quadrados na Califórnia.
A escolha pela atuação dos robôs agrícolas na Califórnia foi justamente devido ao grave período de seca que o estado está passando.
Os robôs tem como principais funções mover os pallets de manjericão genovês, e também contam com um braço robótico, que movimenta os pallets para realizar inspeções no local.
Os robôs também estão equipados com sensores, que checam os níveis de nitrogênio e de acidez da água, garantindo um crescimento saudável das plantas ao avaliar o que está faltando e o que a planta precisa.
De acordo com Alexander, qualquer água não usada poderá ser bombeada de volta para o sistema, e então utilizada posteriormente.
A Iron Ox também cultiva manjericão tailandês, morangos, coentro, salsa e tomates, com um portfólio de plantas que poderá aumentar com o decorrer dos anos.
“Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo”
Brandon Alexander
Fonte: Uol
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Iron Ox