Um umidificador é algo difícil de imaginar impresso em 3D, por conta do sistema elétrico, coisa que impressões 3D não permitem. Ainda assim, essa tecnologia consegue imprimir aparelhos capazes de umidificar o ar sem precisar de energia elétrica.
O umidificador era, na verdade, um projeto de mestrado de um designer de uma universidade de artes da Alemanha. Dessa forma, a ideia era que a escultura fosse feita de argila, e conseguisse umidificar o ar usando apenas as leis da física. Como você pode ver, o projeto deu muito certo.
Confira: energia elétrica através de concreto, veja como isso funciona
Umidificador impresso em 3D
O criador do projeto, Jiaming Liu, afirma que para o umidificador funcionar, ele precisa ser em um formato específico. A ideia de imprimir em 3D é para que ele funcione com mais eficiência, já que você precisa de precisão para que ele possa funcionar.
O modelo e material foi escolhido com muito cuidado por Liu, uma vez que ele testou diversos formatos e materiais por 2 anos, até encontrar um que funcionasse perfeitamente. Assim, ele viu que combinar argila e cerâmica era o ideal.
Vídeo /Reprodução/ Canal Olhar Digital do YouTube
Como ele funciona?
A cerâmica e a argila têm uma estrutura para imitar o funcionamento de plantas e árvores, que podem levar água para cima sem gastar energia. Da mesma forma, o material ajuda a absorver a água para poder tirar ela do reservatório e levar para cima.
Enfim, quando a água estiver na parte superior, ela vai evaporar de uma forma parecida com os vasos de terracota, que podem resfriar o líquido sem usar energia. Por fim, o equipamento ainda não está a venda, e também não há expectativa de preço.
Mesmo assim, Liu diz que tem interesse e ficaria feliz se estivesse a venda. Para ler mais matérias como essa, continue nos acompanhando em nosso site. Assim, você sempre ficará por dentro dos principais assuntos sobre esse tema.