Ícone do site Engenharia Hoje

Acidente na SpaceX causa explosão de tanque durante abastecimento de nitrogênio, confira

Acidente na SpaceX causa explosão de tanque durante abastecimento de nitrogênio, confira

Ocorreu um acidente na SpaceX que resultou na explosão de um tanque de testes durante o abastecimento de nitrogênio, onde o tanque explodiu após ser pressurizado. 

O acidente ocorreu nas próprias instalações da empresa, localizada em Boca Chica, no Texas, e foi registrada por um observador que estava no local no momento da explosão. 

Em seguida, confira o vídeo que registrou o momento exato do acidente: 

A explosão foi no tanque denominado “GSE-4”, que após ser abastecido com o nitrogênio líquido, foi pressurizado em seguida e explodiu, gerando uma grande nuvem de nitrogênio no local. 

 

Acidente na SpaceX pode não ter sido acidental 

 

Nas imagens que foram registradas, é possível observar que há veículos estacionados perto do local em que ocorreu a explosão, próximo também de alguns equipamentos. 

Como a área em que o tanque explodiu não foi evacuada, diversas pessoas questionaram se o “acidente” teria sido realmente acidental. 

Isto é, poderia se tratar de um procedimento intencional em que a SpaceX resolveu testar o tanque (que já era de testes), e descobrir sobre até onde a estrutura poderia resistir. 

Normalmente, tanques desse mesmo tipo são utilizados para testes de integridade do material que os formam, que com o passar do tempo, são utilizados na construção de foguetes. 

Além disso, essa não é a primeira vez que um “acidente” como esse ocorre com os tanques da SpaceX, como um caso muito lembrado de 2020. 

Na época, o tanque chamado SN7.1 passou por um teste de pressurização, onde, durante o procedimento, foi preenchido também com nitrogênio líquido a baixíssimas temperaturas e explodiu após algum tempo. 

Na ocasião de 2020, o teste tinha como objetivo principal verificar os limites da estrutura e também demonstrar as interações que podem ocorrer com o Starship, que precisa aguentar certas condições para realizar voos tripulados em segurança. 

 

Fonte: Canaltech 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução SpaceX