Notícias

Acidente na SpaceX causa explosão de tanque durante abastecimento de nitrogênio, confira

Ocorreu um acidente na SpaceX que resultou na explosão de um tanque de testes durante o abastecimento de nitrogênio, onde o tanque explodiu após ser pressurizado. 

Siga-nos no Instagram

O acidente ocorreu nas próprias instalações da empresa, localizada em Boca Chica, no Texas, e foi registrada por um observador que estava no local no momento da explosão. 

Em seguida, confira o vídeo que registrou o momento exato do acidente: 

A explosão foi no tanque denominado “GSE-4”, que após ser abastecido com o nitrogênio líquido, foi pressurizado em seguida e explodiu, gerando uma grande nuvem de nitrogênio no local. 

 

Acidente na SpaceX pode não ter sido acidental 

 

Nas imagens que foram registradas, é possível observar que há veículos estacionados perto do local em que ocorreu a explosão, próximo também de alguns equipamentos. 

Como a área em que o tanque explodiu não foi evacuada, diversas pessoas questionaram se o “acidente” teria sido realmente acidental. 

Isto é, poderia se tratar de um procedimento intencional em que a SpaceX resolveu testar o tanque (que já era de testes), e descobrir sobre até onde a estrutura poderia resistir. 

Normalmente, tanques desse mesmo tipo são utilizados para testes de integridade do material que os formam, que com o passar do tempo, são utilizados na construção de foguetes. 

Além disso, essa não é a primeira vez que um “acidente” como esse ocorre com os tanques da SpaceX, como um caso muito lembrado de 2020. 

Na época, o tanque chamado SN7.1 passou por um teste de pressurização, onde, durante o procedimento, foi preenchido também com nitrogênio líquido a baixíssimas temperaturas e explodiu após algum tempo. 

Na ocasião de 2020, o teste tinha como objetivo principal verificar os limites da estrutura e também demonstrar as interações que podem ocorrer com o Starship, que precisa aguentar certas condições para realizar voos tripulados em segurança. 

 

Fonte: Canaltech 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução SpaceX 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo