Notícias

Duas explosões solares devem gerar uma tempestade geomagnética na Terra esse final de semana

Duas explosões solares devem causar uma tempestade geomagnética sobre a Terra esse final de semana, segundo especialistas. 

Siga-nos no Instagram

As ejeções de massa coronal não devem vir diretamente em nossa direção, mas podem nos atingir “de relance”, possivelmente causando breves interrupções nas transmissões de rádio. 

Além disso, essas ejeções de massa coronal também devem criar as auroras polares que muitas pessoas costumam assistir e capturar momentos. 

Saiba mais sobre as duas explosões solares que ocorreram no dia 18 e 20 de janeiro

O Sol passou por um momento turbulento, onde uma mancha solar catalogada como AR2929 emitiu duas erupções, acompanhadas pelas ejeções de massa coronal, no dia 18.  

Uma segunda mancha solar entrou em erupção ainda mais forte no dia 20, mas as duas foram consideradas erupções moderadas (nível médio). 

A erupção foi classificada como de classe M5.5, o que significa que é suficientemente forte para afetar as regiões dos polos magnéticos da Terra, além de gerar rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas. 

Essas erupções são como explosões que ocorrem na superfície do Sol, causadas pelas mudanças repentinas que ocorrem no campo magnético do Sol. 

Como resultado, há altos níveis de radiação na forma de plasma, que costumam ser associadas às ejeções de massa coronal, que tem até bilhões de toneladas de plasma da coroa solar.  

Essas ejeções de massa coronal viajam do Sol para o espaço interplanetário do Sistema Solar, às vezes diretamente em direção à Terra, mas esse não é o caso. 

Desta vez, as duas explosões podem causar alguma interrupção nas transmissões de rádio em áreas como a América do Sul e o Oceano Índico. 

As imagens das duas explosões solares foram capturadas pelo observatório Solar Dynamics Observatory, da NASA, A imagem abaixo é da segunda explosão, que ocorreu no último dia 20. 

 

Fonte: Canaltech e Yahoo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Goddard Space Flight Center

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo