Notícias

Empresa desenvolveu telhas cerâmicas integradas com placas solares

As placas solares que aproveitam o sol com o intento de gerar energia elétrica estão, a cada dia, mais populares. Além da questão da sustentabilidade, ainda é possível economizar alguns reais na conta de luz. No entanto, há um tempo, surgiram as telhas cerâmicas integradas com placas solares que adicionam um toque estético aos telhados.

Siga-nos no Instagram

Uma empresa de origem holandesa, a ZEP B.V., lançou uma alternativa mais “bonita” que os velhos painéis pretos. A telha solar se parece bastante com as telhas comuns, regulares.

Telhas cerâmicas que convertem a energia solar de forma eficiente e esteticamente interessante

O painel solar tem a cor azul escura ou preta, pois precisa absorver luz do sol em grande quantidade. É isso o que fará com que se gere uma boa parte de energia.

Em certos lugares, esse painel é proibido justamente pelo tom escuro que possui. Por exemplo, na Dinamarca a maioria dos telhados das casas é vermelha. Para garantir a preservação estética, os donos das residências não podem instalar nenhum painel solar.

Assim como na Dinamarca, diversos edifícios de origem histórica espalhados pelo mundo passam pela mesma situação.

A ZEP B.V., partindo do princípio deste problema, desenvolveu as telhas cerâmicas integradas com placas solares, que nada mais são do que telhas com algumas células solares.

Ao invés de fazer a instalação de painéis nas telhas que já existe, a empresa oferece a integração com esse outro tipo de telha.

Essas telhas têm o tamanho de aproximadamente 487 mm x 296 mm, incorporando células solares mono-cristalinas com 156 mm x 156 mm. Sua eficiência chega a 18,4%. Se comparada com a eficácia do painel solar padrão preto – que tem cerca de 20% – é uma solução bastante razoável.

Além disso, a telha solar integrada com o painel da ZEP B.V. oferece vantagens adicionais. Um exemplo é a solução em termos de espaços para o problema em telhados com obstáculos (chaminés).

Gostou de conhecer essa novidade sobre as telhas cerâmicas integradas com placas solares? O que acha a respeito? Quer nos contar nos comentários? Deixe o seu recado logo abaixo e não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Engenharia Hoje

Há mais de 9 anos no mercado, o Engenharia Hoje é um dos maiores portais de engenharia do país, sempre levando conteúdos sobre Tecnologia, Inovação e muito mais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo