A Jeddah Economic Company (JEC), responsável pelo ambicioso Projeto da Jeddah Tower na Arábia Saudita, anunciou a retomada da construção da torre mais alta do mundo.
O projeto, que teve início em 2010, foi abruptamente interrompido em 2017. A região do Oriente Médio tem investido em projetos ambiciosos para atrair turismo e negócios, buscando reduzir a dependência das exportações de petróleo para obter renda.
O Reino da Arábia Saudita não quis ficar para trás nessa corrida e iniciou um projeto ambicioso chamado Kingdom Tower. Anunciada em 2008 pelo bilionário Príncipe Alwaleed bin Talal, a torre rivalizaria com o Burj Khalifa, em Dubai, como o edifício mais alto do mundo.
Localizada na parte norte de Obhur, a empresa americana Adrian Smith & Gordon Gill projetou o projeto da Kingdom Tower, enquanto sua construção foi contratada pelo Grupo Saudi Binladin (SBG). A empresa alemã Bauer executou as fundações da torre, mas o progresso foi lento, com apenas um terço da torre concluído ao longo de sete anos. Em 2017, a construção foi abruptamente interrompida após a conclusão de 63 dos 252 andares planejados.
Agora, após seis anos, o projeto ganhará uma nova vida e será chamado de Jeddah Tower, devido à sua localização na Jeddah Economic City. Embora as equipes de consultoria permaneçam as mesmas, a mídia local relatou que o SBG não está mais envolvido no projeto.
Quatorze empresas, locais e de países como China, Coreia do Sul e Suécia, foram convidadas a fazer propostas para a conclusão do projeto, com prazos para assinar o contrato até o final do ano.
O que a Torre oferecerá?
Com uma altura de 1 quilômetro, a Jeddah Tower superará o icônico edifício de Dubai em mais de 172 metros. Isso equivale a empilhar três Torres Eiffel uma em cima da outra. No entanto, para torná-la um destino de atividade econômica, a Torre contará com um grande hotel, instalações comerciais, escritórios, espaços residenciais, áreas de compras e muito mais.
A Jeddah Tower proporcionará vistas como nenhuma outra. Ela contará com o mirante mais alto do mundo e pretende se tornar uma nova maravilha mundial.
A Torre estará cercada por um Distrito à Beira-Mar criado pela extensão do Riacho Obhur e oferecerá uma matriz de transporte inteligente na região.
O custo da Jeddah Tower era de US$ 1,3 bilhão quando foi anunciado em 2008.