Notícias

Arábia Saudita retoma a construção da torre mais alta do mundo

Arábia Saudita retoma a construção da torre mais alta do mundo
Ilustração da torre, (esquerda) a, e seu estado atual (direita). Foto: Jeddah Economic Co/ X

A Jeddah Economic Company (JEC), responsável pelo ambicioso Projeto da Jeddah Tower na Arábia Saudita, anunciou a retomada da construção da torre mais alta do mundo.

Siga-nos no Instagram

O projeto, que teve início em 2010, foi abruptamente interrompido em 2017. A região do Oriente Médio tem investido em projetos ambiciosos para atrair turismo e negócios, buscando reduzir a dependência das exportações de petróleo para obter renda.

O Reino da Arábia Saudita não quis ficar para trás nessa corrida e iniciou um projeto ambicioso chamado Kingdom Tower. Anunciada em 2008 pelo bilionário Príncipe Alwaleed bin Talal, a torre rivalizaria com o Burj Khalifa, em Dubai, como o edifício mais alto do mundo.

Localizada na parte norte de Obhur, a empresa americana Adrian Smith & Gordon Gill projetou o projeto da Kingdom Tower, enquanto sua construção foi contratada pelo Grupo Saudi Binladin (SBG). A empresa alemã Bauer executou as fundações da torre, mas o progresso foi lento, com apenas um terço da torre concluído ao longo de sete anos. Em 2017, a construção foi abruptamente interrompida após a conclusão de 63 dos 252 andares planejados.

Agora, após seis anos, o projeto ganhará uma nova vida e será chamado de Jeddah Tower, devido à sua localização na Jeddah Economic City. Embora as equipes de consultoria permaneçam as mesmas, a mídia local relatou que o SBG não está mais envolvido no projeto.

Quatorze empresas, locais e de países como China, Coreia do Sul e Suécia, foram convidadas a fazer propostas para a conclusão do projeto, com prazos para assinar o contrato até o final do ano.

O que a Torre oferecerá?

Com uma altura de 1 quilômetro, a Jeddah Tower superará o icônico edifício de Dubai em mais de 172 metros. Isso equivale a empilhar três Torres Eiffel uma em cima da outra. No entanto, para torná-la um destino de atividade econômica, a Torre contará com um grande hotel, instalações comerciais, escritórios, espaços residenciais, áreas de compras e muito mais.

A Jeddah Tower proporcionará vistas como nenhuma outra. Ela contará com o mirante mais alto do mundo e pretende se tornar uma nova maravilha mundial.

A Torre estará cercada por um Distrito à Beira-Mar criado pela extensão do Riacho Obhur e oferecerá uma matriz de transporte inteligente na região.

O custo da Jeddah Tower era de US$ 1,3 bilhão quando foi anunciado em 2008.

Leia mais:

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo