Notícias

Ônibus articulado 100% elétrico é aprovado para circular em São Paulo

 A gerenciadora de transportes de São Paulo, a SPTrans, anunciou que os ônibus elétricos da montadora chinesa BYD foram aprovados para circularem nas ruas da capital paulista.

Siga-nos no Instagram

 Os ônibus passaram por diversos testes previstos pelo Manual de Padrões Técnicos da SPTrans. Os ônibus elétricos articulados tiveram êxito nos testes e estão mais próximo das ruas de São Paulo.

Modelo do ônibus e testes realizados

 O ônibus articulado da BYD, que é 100% elétrico, aprovado nos testes do órgão gerenciador, é do modelo D11B, que teve seu chassi totalmente fabricado no município de Campinas, no estado de São Paulo.

 O modelo D11B da montadora chinesa passou nos seguintes requisitos: 

  • Frenagem
  • Tempo de recarga do sistema pneumático
  • Aceleração
  • Desempenho do motor

De acordo com o Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, a BYD está preparada para atender a população de São Paulo com sua frota eletrizada de ônibus articulados.

Higer Bus

Ônibus 100% elétrico e sustentável

 Os ônibus articulados que foram aprovados para circularem pelas ruas de São Paulo são movidos exclusivamente por baterias, possibilitando rotas zeradas em emissão de carbono.

 O D11B conta com a bateria LifePO4, de fosfato ferro lítio, que fornece uma autonomia de até 250 quilômetros com apenas uma carga. A BYD ainda confirmou que o tempo médio para a recarga total da bateria do D11B é de aproximadamente 3 horas.

 Ainda de acordo com a montadora chinesa, as baterias terão 15 anos de vida útil e não envolvem metais pesados em sua composição. 

D11B trazendo longevidade e economia

A BYD afirmou que, além de serem mais sustentáveis, seus ônibus articulados deverão rodar por mais tempo gastando menos dinheiro durante seu uso, em comparação aos ônibus convencionais.

De acordo com a empresa, o modelo D11B poderá ter uma vida útil de até 15 anos, representando uma longevidade de até 30% maior em relação aos ônibus a diesel.

Além disso, a BYD afirmou que o custo de abastecimento do ônibus elétrico deverá ser bem mais barato em relação aos ônibus utilizados atualmente. A montadora informou que o custo mensal de abastecimento da frota de ônibus elétricos é de aproximadamente R$ 3 mil, já com ônibus a diesel esse custo poderia chegar à R$ 18 mil.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Divulgação/Higer

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo