Notícias

Astronautas perdem mala de ferramentas em caminhada espacial; saiba quando ela cai na Terra

imagem da ala de ferramentas que astronautas perderam
Em 2018 aconteceu o mesmo, uma bolsa de ferramentas caiu durante uma caminhada espacial na ISS. (Crédito: NASA)

Na última quarta-feira (1º), a NASA testemunhou a quarta atividade extraveicular (EVA) totalmente feminina da história, realizada por Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara na Estação Espacial Internacional (ISS). Durante a EVA, uma mala de ferramentas foi acidentalmente perdida no espaço, e a agência espacial já tem uma estimativa de quando o objeto pode reentrar na atmosfera terrestre.

Siga-nos no Instagram

Durante a caminhada espacial, as astronautas da NASA realizaram várias tarefas, incluindo a substituição de componentes na matriz de energia solar da ISS e ajustes em equipamentos externos. No entanto, uma mala de ferramentas foi solta acidentalmente, interrompendo os procedimentos.

A NASA relatou que os controladores de voo detectaram a mala de ferramentas usando câmeras externas da estação. Após análises, determinou-se que o risco de colisão da mala de ferramentas com a ISS é mínimo, garantindo a segurança da estrutura e da tripulação a bordo, sem a necessidade de intervenção imediata.

Previsão de queda:

No que diz respeito à mala de ferramentas, estimativas iniciais sugerem que ela deve reentrar na atmosfera da Terra em aproximadamente 21 de abril de 2024, com uma margem de erro de 84 horas (pode ser até três dias e meio antes ou depois dessa data).

Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explicou que, embora não seja possível determinar com precisão o local de sua queda com seis meses de antecedência, essa situação, embora rara, acontece em missões espaciais.

Zurita afirma que as ferramentas não chegarão intactas à Terra, e muitas delas provavelmente derreterão devido ao calor gerado durante a reentrada na atmosfera. A recuperação desses objetos é possível, mas seria uma tarefa desafiadora devido à necessidade de um acompanhamento constante e preciso do objeto.

Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara são a segunda dupla de mulheres a conduzir uma caminhada espacial totalmente feminina. Anteriormente, as astronautas Christina Koch e Jessica Meir, também da NASA, realizaram três caminhadas espaciais totalmente femininas em outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo