Notícias

Helicóptero da NASA bate novo recorde durante 62º voo em Marte

Helicóptero da NASA
Imagem adquirida por uma das câmeras do helicóptero Ingenuity, da NASA, em 12 de outubro de 2023 (sol 940 da missão), durante o 62º voo do equipamento em Marte. Crédito:NASA/JPL-Caltech

O helicóptero Ingenuity, da NASA, em Marte, alcançou um novo recorde, marcando sua 62ª vez nos céus marcianos. Essa aeronave quebrou sua própria marca, atingindo uma velocidade surpreendente.

Siga-nos no Instagram

Durante seu 62º voo, realizado na última quinta-feira (12), o pequeno drone de 1,8 kg subiu 18 metros acima do solo e permaneceu no ar por 121,1 segundos, cobrindo uma distância de 268 metros a uma velocidade de 22 m/s.

Esses detalhes foram divulgados no relatório de voo do helicóptero, atualizado pela NASA na noite de terça-feira (17).

O Ingenuity, que tem como missão demonstrar a viabilidade de voos em Marte, apesar da fina atmosfera do planeta vermelho, pousou na Cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021, junto com o rover Perseverance, parceiro de missão.

Inicialmente, a equipe de cientistas e engenheiros da NASA planejou apenas cinco voos de demonstração de tecnologia para o drone, mas diante do sucesso das operações, o helicóptero continua a quebrar recordes. Até o momento, ele acumulou mais de 112 minutos de tempo de voo e percorreu cerca de 14 quilômetros de terreno marciano.

Além de provar a possibilidade de voos em Marte, o Ingenuity também atua como uma espécie de navegador para o rover Perseverance, auxiliando na exploração do terreno, na seleção de rotas e no direcionamento para potenciais alvos científicos.

Sua impressionante jornada e capacidades pioneiras em diversas tecnologias indicam um futuro promissor para a exploração aérea em Marte.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo