Em abril de 1986, a Usina Nuclear de Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear da história. Mas agora, a Ucrânia está planejando transformar as ruínas da cidade em algo positivo: um parque eólico gigante.
Se a ideia seguir adiante, Chernobyl poderá abrigar um dos maiores parques eólicos da Europa, com capacidade para produzir 1.000 megawatts de energia eólica, o que seria suficiente para abastecer aproximadamente 800 mil casas em Kiev, situada a cerca de 150 quilômetros de distância.
Além de marcar uma transição significativa longe dos combustíveis fósseis, esse projeto também promete tornar a Ucrânia mais independente em termos de energia. Desde o fim da União Soviética, o país tem dependido de importações de combustíveis russos, uma situação que foi perturbada pela guerra russo-ucraniana.
Energia verde
Já em 2018, a Ucrânia inaugurou um parque solar nas proximidades do reator da Usina Nuclear de Chernobyl, composto por cerca de 3.800 painéis solares que transformam a radiação solar em eletricidade para 2 mil residências.
Além de energia verde, a Zona de Exclusão de Chernobyl poderia ser um terreno fértil para outras soluções técnicas ecológicas, oferecendo uma esperança em meio às memórias sombrias do passado.