Ícone do site Engenharia Hoje

Cientistas acreditam em possibilidade de erupção do maior vulcão do mundo

Maior vulcão do mundo

USA, Hawaii, Mauna Loa volcano, volcanic cone

De acordo com cientistas da Universidade de Miami, existe a possibilidade de erupção do maior vulcão do mundo, localizado no Havaí.

Atualmente, o maior vulcão é o Mauna Loa, com 90km de largura e aproximadamente 4.169 metros de altura que tem idade aproximada de 600 mil e um milhão de anos.

No estudo realizado, houveram intrusões de magma sob a superfície do vulcão nos últimos anos segundo os dados coletados pelo Radar Sintético Interferométrico de Abertura (InSAR).

Como resultado, um terremoto mais forte, de magnitude 6 ou maior, poderia desencadear um episódio de escape desse magma que está sob a superfície.

Magma do maior vulcão do mundo

Os dados do Radar Sintético Interferométrico de Abertura mostraram que entre os anos de 2014 e 2020, aproximadamente 0,11 quilômetros de “novo magma” entrou em uma estrutura com o formato de um dique.

Essa estrutura está localizada ao sul da cadeira no topo, com um limite superior entre 2,5 e 3 quilômetros de profundidade abaixo do pico.

A partir de 2015, os cientistas determinaram que o magma começou a se mover para o sul, onde a disposição topográfica do terreno tinha menor elevação.

Essa disposição com menor elevação, consequentemente, também fez com que o magma tivesse menos dificuldade para se mover.

Já em 2017, a incursão do magma parou, e o volume que foi acrescido nos anos anteriores começou a retornar para a posição original de 2015/2015.

“No caso do Mauna Loa, as movimentações laterais e erupções são bastante ligadas. A entrada do novo magma começou em 2014, depois de mais de quatro anos de movimentação em direção ao lado leste, para o mar – o que abriu espaço na região da fenda para que o magma adentrasse”

Bhuvan Varugu, chefe do estudo e candidato ao PhD pela Escola Rosenstiel, da Universidade de Miami.

Não é preciso um terremoto para que a erupção ocorra

Os pesquisadores também afirmaram que não é preciso um terremoto para que a erupção do vulcão localizado no Havaí possa ocorrer.

“A carga topográfica [da região] já é bem pesada, o magma também poderia se propagar lateralmente pela área de fenda”.

Bhuvan Varugu

No entanto, um terremoto poderia ser a mudança mais significativa para desencadear uma erupção, visto que gases do magma seriam liberados.

O professor do departamento de geociências da Universidade de Miami, Falk Amerlung, comparou a situação com chacoalhar uma garrafa de refrigerante.

Assim, uma pressão extra e flutuação seriam geradas, capazes de destruir a rocha que está acima do magma.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Westend61 / Fotofeeling