Ícone do site Engenharia Hoje

Cientistas anunciam projeto de rede de telescópios para buscar tecnologias extraterrestres

Cientistas anunciam projeto de rede de telescópios para buscar tecnologias extraterrestres

Uma equipe internacional de cientistas anunciou, na última segunda-feira (26), seu projeto de rede de telescópios para buscar tecnologias extraterrestres.

O projeto, batizado de “Galileu”, foi anunciado após um mês do relatório do Pentágono, a respeito de fenômenos aéreos não identificados (OVNI’s).

De acordo com o professor Avi Loeb, em uma coletiva de imprensa, não é possível ignorar a possibilidade de que civilizações tecnológicas procederam os humanos.

Entre os pesquisadores do grupo, estão renomeados professores, como de:

Projeto de rede de telescópios já tem financiamento de 1,75 milhão de dólares

Galileu já conta com financiamento apoiado por doadores privados, e já chegou à marca de 1,75 milhão de dólares arrecadados até o momento.

Loeb tem expectativas de que o financiamento do projeto seja capaz de se multiplicar por dez, para que a criação da rede de telescópios, câmeras e também computadores de médica potência seja possível.

Todos esses equipamentos devem investigar OVNI’s e objetos que visitam o nosso sistema solar do espaço interestelar.

Além disso, o projeto Galileu também deverá buscar satélites extraterrestres que possam estar sondando a Terra no momento.

Para que o projeto possa ir adiante, os pesquisadores devem realizar colaborações com observatórios astronômicos antigos e novos.

“Arqueologia espacial”

Loeb afirmou que se refere a pesquisa como “arqueologia espacial”, uma espécie de nova ramificação da astronomia que deve complementar o campo da Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI), que tem como função procurar sinais de rádio extraterrestres.

O pesquisador afirma que o que vemos em nosso céu é trabalho para a comunidade científica averiguar, diferente de políticos ou militares, que não foram preparados como cientistas.

Galileu

Loeb já publicou centenas de artigos e colaborou até mesmo com Stephen Hawking, porém já causou polêmicas na comunidade.

Ele sugeriu em artigos científicos e no livro “Extraterrestre” que um objeto interestelar que passou por nosso sistema em 2017 poderia ter sido uma sonda extraterrestre.

No entanto, diversos colegas da comunidade astronômica discordaram e causou polêmica na comunidade.

Por conta disso, o projeto se chama Galileu, uma referência ao astrônomo italiano Galileu Galilei, que foi ignorado quando proporcionou a evidência-chave de que a Terra não estava no centro do Universo.

Já o cofundador do projeto, Frank Laukien, professor visitante do departamento de química e biologia química de Harvard, afirma que é necessário  “registrar e interpretar os dados de forma agnóstica, seguindo o método científico”.


Fonte: Isto é dinheiro

Imagem em destaque: Foto/Reprodução US Department of Defense/AFP