Notícias

Cientistas anunciam projeto de rede de telescópios para buscar tecnologias extraterrestres

Uma equipe internacional de cientistas anunciou, na última segunda-feira (26), seu projeto de rede de telescópios para buscar tecnologias extraterrestres.

Siga-nos no Instagram

O projeto, batizado de “Galileu”, foi anunciado após um mês do relatório do Pentágono, a respeito de fenômenos aéreos não identificados (OVNI’s).

De acordo com o professor Avi Loeb, em uma coletiva de imprensa, não é possível ignorar a possibilidade de que civilizações tecnológicas procederam os humanos.

Entre os pesquisadores do grupo, estão renomeados professores, como de:

  • Harvard;
  • Princeton;
  • Cambridge;
  • Caltech;
  • Estocolmo.

Projeto de rede de telescópios já tem financiamento de 1,75 milhão de dólares

Galileu já conta com financiamento apoiado por doadores privados, e já chegou à marca de 1,75 milhão de dólares arrecadados até o momento.

Loeb tem expectativas de que o financiamento do projeto seja capaz de se multiplicar por dez, para que a criação da rede de telescópios, câmeras e também computadores de médica potência seja possível.

Todos esses equipamentos devem investigar OVNI’s e objetos que visitam o nosso sistema solar do espaço interestelar.

Além disso, o projeto Galileu também deverá buscar satélites extraterrestres que possam estar sondando a Terra no momento.

Para que o projeto possa ir adiante, os pesquisadores devem realizar colaborações com observatórios astronômicos antigos e novos.

“Arqueologia espacial”

Loeb afirmou que se refere a pesquisa como “arqueologia espacial”, uma espécie de nova ramificação da astronomia que deve complementar o campo da Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI), que tem como função procurar sinais de rádio extraterrestres.

O pesquisador afirma que o que vemos em nosso céu é trabalho para a comunidade científica averiguar, diferente de políticos ou militares, que não foram preparados como cientistas.

Galileu

Loeb já publicou centenas de artigos e colaborou até mesmo com Stephen Hawking, porém já causou polêmicas na comunidade.

Ele sugeriu em artigos científicos e no livro “Extraterrestre” que um objeto interestelar que passou por nosso sistema em 2017 poderia ter sido uma sonda extraterrestre.

No entanto, diversos colegas da comunidade astronômica discordaram e causou polêmica na comunidade.

Por conta disso, o projeto se chama Galileu, uma referência ao astrônomo italiano Galileu Galilei, que foi ignorado quando proporcionou a evidência-chave de que a Terra não estava no centro do Universo.

Já o cofundador do projeto, Frank Laukien, professor visitante do departamento de química e biologia química de Harvard, afirma que é necessário  “registrar e interpretar os dados de forma agnóstica, seguindo o método científico”.


Fonte: Isto é dinheiro

Imagem em destaque: Foto/Reprodução US Department of Defense/AFP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo