Notícias

Confira o novo super laser capaz de derrubar drones testada pelos franceses

Os franceses testaram um novo super laser nesta última semana, que é capaz de derrubar drones em pleno voo e com mais de 1 km de alcance.

Siga-nos no Instagram

O sistema foi desenvolvido pela startup Cilas, e tem como principal objetivo proteger não só bases militares, como também usinas nucleares e grandes eventos contra ataques de drones.

Esse novo super laser francês já está mesmo programado para uso nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, a fim de proteger o evento.

O canhão que foi utilizado no teste pode detectar drones leves comerciais a até 3 km de distância, e então os eliminar com aproximadamente 1 km de alcance.

De acordo com segundo o Ministério das Forças Armadas da França, o experimento realizado foi o primeiro a ser feito na Europa.

Tecnologia do novo super laser no mercado bélico

De acordo com o físico e professor da Unicamp, Luís Araújo, em entrevista ao canal Tilt do portal Uol, o uso bélico do laser foi impulsionado pela indústria.

Para o professor, tudo iniciou no momento em que se desenvolveram aparelhos com a tecnologia para cortar chapas de aço.

Nessa ocasião, se usou uma combinação de cinco ou seis desses lasers, que são responsáveis por produzir um feixe intenso, capaz de destruir pequenos alvos, assim como os drones.

O laser conta com uma alta intensidade e uma ótima precisão, e por isso foi rapidamente adaptado como mira de utensílios de guerra, que é tão vista no uso bélico.

De acordo com Araújo, o desenvolvimento de armamentos high tech, assim como os lasers, é vantajoso para a indústria bélica em longo prazo.

Apesar do investimento inicial alto, os lasers são mais econômicos, uma vez que não demandam diversos itens, como:

  • Armazenamento;
  • Logística;
  • Transporte de munição pesada;
  • Entre outros.

Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução News in 24

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo