Notícias

NASA adia missão para Marte devido a baixo orçamento

NASA adia missão para Marte devido a baixo orçamento
Imagem ilustra toda a infraestrutura que seria necessária para que o retorno das amostras aconteça — Foto: NASA/ESA/JPL

A NASA enfrenta um grande desafio com a missão Mars Sample Return, considerada a mais ambiciosa até agora para explorar Marte.

Siga-nos no Instagram

A agência espacial anunciou que os altos custos do projeto, inicialmente estimados em 11 bilhões de dólares, estão forçando uma revisão completa de orçamentos, prazos e equipamentos.

Bill Nelson, administrador da NASA, expressou as dificuldades encontradas, destacando que os custos elevados e a data prevista para o retorno das amostras em 2040 são impraticáveis.

Problemas e cortes orçamentários

Diante das atuais restrições econômicas, a missão sofreu cortes significativos no orçamento para 2024, reduzindo quase meio bilhão de dólares.

Além disso, houve demissões de um grande número de trabalhadores e colaboradores no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), que lidera a missão.

Em resposta a um relatório do Comitê de Ética em Pesquisa da NASA, que criticou a missão por suas “expectativas irrealistas de orçamento e cronograma”, a NASA está sendo forçada a repensar sua abordagem.

Uma nova estratégia para a Mars Sample Return

Agora, a NASA foca em desenvolver um projeto mais econômico e que ainda assim consiga trazer as amostras de Marte antes de 2040.

A agência planeja solicitar propostas de empresas espaciais que possam contribuir para este novo objetivo. Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, comentou sobre o uso de décadas de experiência para reformular a missão de forma eficaz e produzir ciência transformacional sobre as origens de Marte e a vida no sistema solar.

Status atual da missão

O rover Perseverance, lançado em 2021, já está em Marte coletando amostras. O plano anterior previa um lançamento orbital em 2027, seguido pelo módulo de pouso em 2028 e a chegada das amostras na Terra em 2033. Com a revisão em curso, estes prazos e metas podem ser alterados.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo