Notícias

Satélite detecta água congelada em Marte suficiente para cobrir o planeta com um oceano

Satélite detecta água congelada em Marte suficiente para cobrir o planeta com um oceano
Crédito: Planetary Science Institute/Smithsonian Institution

A sonda Mars Express, operada pela Agência Espacial Europeia (ESA), que orbita Marte há duas décadas, acaba de fazer uma descoberta incrível. Identificou uma quantidade significante de água sob o equador marciano, suficiente para formar um oceano com uma profundidade entre 1,5 e 2,7 metros, na forma de gelo empoeirado.

Siga-nos no Instagram

Embora evidências de gelo próximo ao equador de Marte já tenham sido encontradas, esta descoberta é a maior já registrada, confirmando detecções anteriores de água congelada. Usando o radar de subsuperfície MARSIS, os cientistas observaram depósitos extensos de gelo de água enterrados a vários metros de profundidade sob uma crosta de cinzas endurecidas e poeira seca.

Desafios e oportunidades

A localização próxima ao equador pode facilitar o acesso para futuras missões tripuladas, mas a profundidade apresenta desafios para a obtenção desse recurso vital. A água congelada pode ter se formado na superfície equatorial durante períodos de alta inclinação axial, sendo gradualmente enterrada por cinzas e poeira ao longo do tempo.

Satélite detecta água congelada em Marte suficiente para cobrir o planeta com um oceano
Dados de radar do satélite europeu Mars Express mostram montes de gelo de água no equador de Marte. Crédito: Instituição CReSIS/KU/Smithsonian

Contexto histórico

Há cerca de 15 anos, a sonda europeia detectou depósitos sob a Formação Medusae Fossae, mas na época, a composição era incerta. Agora, com as observações recentes do MARSIS, fica claro que se trata de gelo de água de baixa densidade.

Novas Perspectivas

Publicado na revista Geophysical Research Letters, o estudo oferece uma nova perspectiva sobre a evolução do clima marciano. Além disso, tem implicações significativas para futuras missões espaciais, incluindo a busca por vida e a compreensão do ambiente antigo de Marte.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo