Notícias

Um dos maiores cometas vai passar próxima da Terra: confira os detalhes

Ele foi descoberto em maio de 2017,  tem algo entre 14 e 80 quilômetros (km)

Um dos maiores cometas, vai passar pela terra esse mês. Conhecido como C/2017 k2 (PanSTARRS),ele já entrou no Sistema Solar interior, portanto isso significa que em breve ele pode ser observado, por telescópio simples.

Siga-nos no Instagram

O fenômeno é um dos cometas que vem da nuvem de Oort. Portanto, é conhecida pelos astrônomos como a “divisa” do Nosso sistema solar e chamado espaço “interestelar”. Ele foi descoberto em maio de 2017,  tem algo entre 14 e 80 quilômetros (km).

Confira: cientistas criaram um peixe-robô capaz de acabar com plásticos dos oceanos, veja

Um objeto de grande escala

Ele tem um raio de aproximadamente 800 mil km de calda. Portanto, sendo um objeto de grande escala, embora o seu núcleo seja relativamente normal. Entretanto, o seu ponto de maior a proximidade é à terra sera no dia 14 de julho.

Quando ele fara a sua maior aproximação em relação ao nosso planeta. Curiosamente, no dia anterior (13/07) haverá uma super lua, que iluminara o céu noturno. Ainda há muita incerteza sobre o tamanho do núcleo do C/2017 k2 (panSTARRS).

Um dos maiores cometas já descobertos

Conforme os pesquisadores, a estimativa é que ele tenha de 18 a 160 km de largura.  Isso significa que, pode ser um dos maiores cometas já descobertos. Contanto, infelizmente ele não chegara tão próximo do planeta terra, para que os astrônomos possam analisá-lo melhor.

Leia também: minivan movida a hidrogênio com alto nível de luxo é apresentada pela GAC, confira

O mais perto que ele chegara do planeta terra sera equivalente à distância media entre à terra e marte. Então, a calda do cometa, formada por gases, poeira, e o seu cumprimento estimado de 130.000 e 800.000 km.

O mapeamento do céu

Vale dizer que a nomenclatura pan-STARRS se refere ao projeto Panoramic Survey Telescop and Rapid Response System, que trabalha com o mapeamento do céu em busca de asteroides, cometas, e outros objetos espaciais.

Contanto, a primeira descoberta do projeto foi justamente o C/2017 k2, quando ele estava a 2,4 bilhões de quilômetros da terra. Lembrando que o cometa passara a cerca de 270 milhões de quilômetros do planeta terra no dia 14/07.

Confira: oásis de alimentos orgânicos foi criado por um jovem, veja os detalhes

Willames Sales

Apaixonado pelas áreas de investimentos, finanças e entretenimento. Trabalho fortemente na criação de conteúdos por meio da internet, visando levar conteúdo de qualidade através das principais plataformas do mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo