NotíciasTecnologia

BMW vai colocar robôs humanoides na linha de produção dos EUA

Robôs humanoides da Figure
(Imagem: Figure)

A BMW Manufacturing Co. LLC firmou um contrato inovador com a startup Figure AI, visando incorporar robôs humanoides em sua linha de produção na fábrica localizada em Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA). Esta parceria representa um avanço significativo na integração de inteligência artificial e robótica no setor automotivo

Siga-nos no Instagram

O acordo comercial entre a BMW e a Figure AI é o primeiro desse tipo na história, marcando uma mudança significativa no cenário da automação industrial. Enquanto a Amazon já utilizou humanoides autônomos em seus armazéns, esta parceria entre a BMW e a Figure AI destaca-se como uma colaboração puramente comercial.

O “01” da Figure AI

O robô humanoide autônomo, apelidado de “01” pela Figure AI, possui quase 1,70 m de altura, pesa 60 quilos e apresenta um corpo completamente metálico. Suas habilidades incluem tarefas como fazer café de forma autônoma, conforme demonstrado em um vídeo divulgado pela empresa.

Você pode assistir a esse vídeo clicando aqui.

Além de preparar café, a Figure AI sugere que os robôs humanoides, como o “01”, poderão desempenhar funções na área de funilaria e logística dentro da fábrica da BMW.

A Adcock promete publicar nas redes sociais da Figure, nas próximas semanas, novos vídeos da sua invenção evoluindo. Já existe um vídeo do 01 andando, por exemplo:

Perspectivas de crescimento

O CEO da Figure, Brett Adcock, expressa entusiasmo em relação ao futuro da parceria, afirmando que estão apenas no início. Ele projeta avanços significativos nos próximos meses e prevê que o próximo ano será ainda mais emocionante para a evolução da robótica na indústria.

A iniciativa da BMW não está isolada. Projetos semelhantes estão em andamento globalmente. Na China, o robô humanoide H1, desenvolvido pela Unitree, tem planos ambiciosos de se tornar um produto tão comum quanto computadores e celulares até 2025. Nos EUA, a Agility Robotics planeja fabricar mais de 10 mil humanoides, e a Tesla, sob a liderança de Elon Musk, trabalha no projeto Optimus, visando vendê-lo por cerca de US$ 20 mil a unidade. O cenário global aponta para uma era empolgante na integração de humanoides na vida cotidiana e industrial.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo