Notícias

Nasa descobre “Super-Terra” potencialmente habitável

O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) descobriu recentemente mais uma “Super-Terra” localizada a 137 anos-luz de distância, orbitando uma estrela anã vermelha conhecida por suas erupções poderosas.

Siga-nos no Instagram

Detalhes fascinantes sobre esse planeta foram revelados em um estudo recente publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A definição de “Super-Terra”, segundo a Nasa, abrange planetas maiores e com massa até dez vezes superiores à da Terra.

 

Características do planeta

Esta Super-Terra, do tamanho do nosso próprio planeta, encontra-se numa região conhecida como “zona habitável conservadora”, onde as condições podem ser adequadas para a existência de água líquida.

Sua órbita mais estreita faz com que complete uma volta em torno de sua estrela hospedeira em apenas 19 dias.

A estrela TOI-715, ligeiramente mais velha que o Sol, com aproximadamente 6,6 bilhões de anos, exibe um nível moderado de atividade magnética e uma luminosidade discreta.

Perspectivas para habitabilidade

Embora seja cedo para conclusões definitivas sobre a habitabilidade deste mundo recém-descoberto, o sistema TOI-715 promete ser um objeto de estudo intrigante para futuras pesquisas.

Espera-se que o Telescópio Espacial James Webb (JWST) possa fornecer insights valiosos que possam esclarecer se este planeta é de fato habitável.

Além disso, especula-se que outro pequeno planeta possa estar orbitando TOI-715, o que aumenta ainda mais o interesse científico neste sistema.

Importância da descoberta

Esta descoberta não apenas abre portas para a exploração de mundos distantes, mas também oferece uma oportunidade única de entender melhor a formação e a evolução de sistemas planetários além do nosso próprio.

Com o potencial de abrigar vida, este novo mundo pode nos fornecer insights valiosos sobre os processos cósmicos que moldam a diversidade do universo.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital e Terra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo