Notícias

Satélite europeu cairá na Terra após 16 anos em órbita

Representação artísitca do satélite ERS-2 em órbita.
Representação artísitca do satélite ERS-2 em órbita. Crédito: ESA

Após 16 anos de serviço orbitando a Terra, um satélite operado pela Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a retornar à atmosfera terrestre.

Siga-nos no Instagram

O ERS-2, um marco na observação terrestre lançado em 1995, chega ao fim de sua jornada, cumprindo missões cruciais de monitoramento climático e ambiental.

Preparativos para o retorno

Para assegurar um retorno seguro que minimize os riscos de colisões com outros objetos espaciais, uma série de manobras de desorbitação foram efetuadas, abaixando a altitude do ERS-2.

Medidas adicionais incluíram a flexibilização do satélite para evitar sua fragmentação ao reentrar na atmosfera, onde eventualmente se desintegrará.

A natureza não controlada dessa reentrada torna impossível prever exatamente onde ou quando o satélite irá reentrar, conforme aponta o Escritório de Detritos Espaciais da ESA.

Contribuições inestimáveis

Equipado com tecnologia de ponta, incluindo radar de abertura sintética e sensores climáticos, o ERS-2 forneceu dados fundamentais para a compreensão dos padrões climáticos e do meio ambiente terrestre.

Sua capacidade de monitorar desastres naturais provou ser vital para ações de alerta e socorro globais, marcando sua relevância por toda a sua operação.

Legado e futuro

A aposentadoria do ERS-2 em 2011 deu início a preparativos para seu retorno controlado, visando prevenir a acumulação de lixo espacial.

O satélite não apenas contribuiu com dados valiosos durante sua missão ativa mas também pavimentou o caminho para futuras explorações espaciais.

Tecnologias e lições aprendidas com o ERS-2 influenciaram diretamente missões subsequentes, como o Copernicus Sentinel-1 e o CryoSat Earth Explorer, demonstrando seu papel fundamental no avanço da ciência espacial.

Em sua etapa final, o ERS-2 encontra-se em decaimento orbital, com sua reentrada prevista para breve. A ESA, em colaboração com entidades internacionais, mantém o monitoramento atento de sua trajetória, garantindo atualizações constantes sobre o desenrolar deste evento espacial significativo.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo