Notícias

Cosmonauta russo bate recorde de quase 3 anos no espaço

Cosmonauta russo bate recorde de quase 3 anos no espaço
Oleg Kononenko antes do lançamento de setembro passado. Crédito da imagem: NASA/GCTC/Andrey Shelepin

Oleg Kononenko, um cosmonauta russo, acaba de entrar para a história ao se tornar o ser humano que mais tempo viveu no espaço.

Siga-nos no Instagram

Até agora, ele acumulou mais de 879 dias fora da Terra, ultrapassando a marca anterior de Gennady Padalka, que tinha registrado 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos em missões espaciais.

Esses feitos foram alcançados após participarem de cinco missões, e Kononenko ainda tem tempo para ampliar seu recorde, já que sua quinta missão está longe de terminar.

Atualmente com 59 anos, Kononenko está programado para ficar na Estação Espacial Internacional até o dia 23 de setembro, momento em que terá completado um total de 1.110 dias no espaço, equivalente a cerca de 2,5 anos.

Ele espera ultrapassar a impressionante marca de 1.000 dias no espaço em 5 de junho, durante sua atual missão, onde serve como comandante do corpo de cosmonautas.

Apesar de sua conquista histórica, Kononenko se mantém humilde. “Eu não fui ao espaço buscando quebrar recordes. Eu fui para realizar meu trabalho, que é minha paixão”, compartilhou ele em uma entrevista à agência de notícias russa TASS, conforme citado pela Reuters. “Estou orgulhoso do que conquistei, mas mais orgulhoso por manter o recorde de permanência no espaço nas mãos de um cosmonauta russo.”

Embora a estadia prolongada no espaço seja um feito impressionante, ela traz desafios significativos para o corpo humano devido à microgravidade.

Os efeitos incluem o deslocamento de líquidos corporais para a cabeça, perda de células sanguíneas, diminuição da massa muscular e densidade óssea, além da perda de calosidades nos pés, deixando-os macios como os de um bebê.

Estas condições exigem que os astronautas mantenham uma rotina rigorosa de exercícios para minimizar tais efeitos.

A Rússia mantém outro recorde espacial notável: a missão mais longa de uma única vez no espaço, realizada por Valeri Polyakov, que passou 437 dias e 18 horas na estação espacial Mir na década de 1990.

Entre os astronautas da NASA, Peggy Whitson detém o recorde de tempo total no espaço, com 655 dias, enquanto Frank Rubio ostenta o recorde de voo espacial mais longo em uma única missão, com 371 dias.

As informações são do IFL Science.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo