InovaçãoNotícias

Cirurgias no espaço: robô-cirurgião chega à Estação Espacial

Cirurgias no espaço robô-cirurgião chega à Estação Espacial
Robô-cirurgião (Crédito: Virtual Incision)

Em uma recente missão, a espaçonave Cygnus da Northrop Grumman levou diversos equipamentos à Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo um robô-cirurgião inovador.

Siga-nos no Instagram

Com cerca de 0,9 quilos, este dispositivo apresenta dois braços controláveis equipados com pinças e tesouras, pronto para realizar cirurgias de alta precisão no espaço.

Avanços na exploração espacial e medicina

Desenvolvido pela Virtual Incision, o robô-cirurgião é uma peça fundamental para garantir que o tratamento médico dos astronautas evolua juntamente com o progresso da exploração espacial.

Sua capacidade de realizar cirurgias complexas enquanto se comunica com médicos na Terra abre portas não apenas para o cuidado médico no espaço, mas também para a telecirurgia na Terra, beneficiando áreas remotas e militares.

Missões e equipamentos adicionais

Além do robô-cirurgião, a Cygnus transportou uma variedade de outros equipamentos e missões para a ISS, incluindo um braço robótico da NanoRacks e uma impressora 3D da ESA.

Esses dispositivos serão testados em ambientes espaciais para avaliar seu desempenho e adaptabilidade, promovendo avanços significativos na tecnologia espacial e medicina.

Potencial de impacto

Com essas inovações, a medicina e a exploração espacial estão entrando em uma nova era de colaboração e descoberta.

O robô-cirurgião na ISS representa não apenas um avanço no cuidado médico dos astronautas, mas também abre portas para uma nova era de telecirurgia e assistência médica em áreas remotas, transformando radicalmente a forma como a medicina é praticada tanto na Terra quanto no espaço.

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo