Notícias

Starlink envia terminais de internet para Ucrânia

A Starlink enviou terminais de internet para a Ucrânia no último dia de fevereiro (28), de acordo com a publicação do vice-primeiro-ministro do país, Mykhailo Fedorov.

Siga-nos no Instagram

Fedorov tuitou uma imagem que mostra um caminhão carregado de caixas com os terminais, que foram enviados em meio à invasão da Rússia na Ucrânia, devido as perturbações na internet no país.

Nessa mesma publicação, o vice-primeiro-ministro confirmou que os objetos estavam no país e agradeceu a contribuição de Elon Musk, CEO da SpaceX.

Terminais de internet foram resposta ao pedido de Fedorov

Os terminais foram enviados após Fedorov pedir a ajuda do CEO através do Twitter, onde informou que enquanto ele tenta colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar o seu país.

Em seu tuíte publicado no dia 26 de fevereiro, o vice-primeiro-ministro pediu que o CEO da Starlink oferecesse estações à Ucrânia. Em resposta, Musk afirmou que a internet dos satélites foi ativada na Ucrânia e que havia terminais a caminho.

O serviço em funcionamento foi atesto por usuários que mostraram a conexão com velocidades de download de 136,76 Mbps e velocidade de upload de 23,93 Mbps, acessando a rede através de iPhones:

Antes dos terminais chegarem, não havia problemas com a conexão em todas as regiões da Ucrânia, segundo o ex-presidente da Agência Espacial do Estado da Ucrânia.

No entanto, o grupo de monitoramento NetBlocks apontou uma série de interrupções significativas no serviço de internet ucranianos a partir do dia 24 de fevereiro. https://twitter.com/netblocks/status/1496708402755559424?s=20&t=h5VSXyGEAW_2gA73zelQ3Q

Perigo da conexão dos satélites

Alguns especialistas alertam que a conexão dos satélites pode representar um novo alvo para ataques aéreos da Rússia, como é o caso de John Scott-Railton, pesquisador de conectividade em regiões em conflito na Universidade de Toronto.

Segundo o pesquisador, se Putin controlar o ar acima da Ucrânia, os transmissores podem se tornar alvos para ataques aéreos posteriormente. https://twitter.com/jsrailton/status/1497745011932286979?s=20&t=MZVIbddz91M5-b_GgV6scg

A afirmação do pesquisador foi afirmada também pelo ex-oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e especialista em espaço militar na Secure World Foundation, Brian Weeden.

No entanto, Weeden acredita que os terminais são alvos em potencial, e não prioridade, havendo provavelmente baixas chances de serem atingidos.

O ex-oficial destacou que a utilidade dos terminais de internet à Ucrânia pode acabar limitada por questões técnicas, devido a falta de estações em solo para se comunicar com os satélites cobrindo o país.

“Até onde sei, as únicas em operação cobrindo a Ucrânia ficam na Polônia, então não acredito que a região leste do país possa, realmente, usar os serviços Starlink”.

Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Starlink/SpaceX

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo