Notícias

Toyota teve que interromper operações por causa de ataques virtuais, confira:

A Toyota interrompeu operações em suas fábricas no Japão por causa de ataques virtuais que ocorreram na última terça-feira (1), parando 14 unidades da montadora em todo o país.

Siga-nos no Instagram

De acordo com as informações oficiais divulgadas, o ataque aconteceu em uma fornecedora de peças plásticas da Toyota, a Kojima Industries, mas causou à paralisação das 14 unidades e de duas subsidiárias.

Como resultado, foram interrompidos o funcionamento de 28 linhas de montagem em 14 fábricas espalhadas pelo Japão. Além dos sistemas interno da marca, o site público da fornecedora Kojima Industries também ficou fora do ar.

Operações foram interrompidas por causa de ataques virtuais para evitar danos maiores

Segundo a imprensa japonesa, essas medidas de paralisação nas fábricas e também em duas subsidiárias foram necessárias para evitar danos maiores à infraestrutura da própria Toyota.

O ataque cibercrimonoso foi confirmado rapidamente pela montadora em um comunicado oficial sem muitos detalhes, onde a empresa pediu desculpas aos consumidores, parceiros e fornecedores pela paralisação.

Em seu comunicado oficial confirmou o retorno das atividades em suas indústrias do Japão em um período de 24 horas.

Já a Kojima Industries que foi atingida diretamente informou estar analisando o impacto do ataque, sem relatar quando seus sistemas voltariam a funcionar.

Segundo a imprensa japonesa, o grupo Kojima Industries sofreu um ataque de ransomware com movimentação lateral pela rede.

Entretanto, as informações divulgadas não informaram detalhes sobre o ocorrido e nem sobre a possibilidade de obtenção de dados confidenciais pelos criminosos.

A empresa informou que havia detectado uma “mensagem de ameaça” no sábado à noite, antes de descobrir que um servidor estava “infectado por um vírus”.

Governo japonês se pronunciou sobre o ocorrido

O governo do Japão também confirmou o golpe contra a cadeia de produção da montadora, onde afirmou que investiga uma possível reação entre o ataque e a guerra que está ocorrendo entre a Rússia e a Ucrânia.

No comunicado oficial, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu que as corporações do país ficassem vigilantes quanto ao cibercrime, além de ampliar suas defesas e medidas de monitoramento e mitigação.

Fonte: Canaltech e G1

Imagem em destaque: Foto/Reprodução rawpixel.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo