Notícias

Mercedes-Benz anuncia construção seu próprio motor elétrico

A Mercedes-Benz anunciou a construção de seu próprio motor elétrico, avançando no processo de eletrificação da montadora alemã a partir de 2024.

Siga-nos no Instagram

De acordo com o Automotive News, as futuras plataformas MMA e MB.EA já devem vir com trens de força fabricados pela empresa, que anunciou seu objetivo de alcançar no segmento de elétricos um nível de produtividade semelhante ao dos propulsores a gasolina.

Atualmente, há a dependência da ZF para o trem de força do EQC, e também a dependência da Valeo-Siemens para o motor elétrico do EQS, alguns dos modelos elétricos da Mercedes-Benz.

Ao todo, a montadora conta com cinco modelos elétricos que estão ativos ou em breve na linha de montagem, sendo eles:

  • EQA
  • EQB
  • EQC
  • EQS
  • EQV 300

 

Construção do seu próprio motor elétrico para ter maior controle

 

De acordo com Markus Schäfer, chefe de desenvolvimento da Daimler, eles desejam controlar o máximo que puder do sistema geral de motor elétrico, bateria e também potência eletrônica, assim como o motor a combustão interna.

Para a construção do seu próprio motor elétrico, a Mercedes-Benz deverá fazer grandes investimentos nas plantas da Daimler, onde a montadora planeja fazer motores elétricos de fluxo axial em Berlim.

Já em Stuttgart, capital do estado de Baden-Württemberg no sudoeste da Alemanha, devem ser fabricados os motores elétricos radiais, para veículos de menor porte.

Futuramente, a fabricante também deseja trabalhar com a possibilidade de produzir inversores de energia para os carros movidos a bateria, mas ainda não foi tomada a decisão final.

 

Garantia de emprego

 

Casualmente, a possibilidade de construir um powertrain da própria montadora também traz uma garantia de emprego para trabalhadores preocupados com seus postos de trabalho, após o fim do motor a combustão da Mercedes-Benz.

Segundo Schäfer, a discussão quanto a expansão da capacidade global para os trens de força elétrico devido a aceleração na eletromobilidade ainda irá ocorrer.

Além disso, também citou que até o ano de 2025, metade dos veículos no mercado já devem ser 100% elétricos ou híbridos plug-in.

Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Mercedes-Benz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo