Notícias

Maior avião do mundo com asa de 117 metros realizou voo teste atingindo 330 km/h

O Roc Stratolaunch é o maior avião do mundo, que conta com a maior asa de 117 metros, e no último domingo (16/01), realizou mais um voo de teste. 

Siga-nos no Instagram

O avião gigante, que foi lançado com o apoio do falecido bilionário de Seattle Paul Allen, decolou do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, às 11h47. 

O Roc de seis motores da Stratolaunch, batizado em homenagem a um pássaro mítico gigante, é a maior aeronave do mundo em envergadura, com seus 117 metros do início ao fim.  

Para efeito de comparação, o maior avião comercial do mundo Antonov An-225 tem uma envergadura de 88 metros, enquanto o Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros, tem 79,7 metros. 

Maior avião do mundo conta com 6 motores 

 

Originalmente, o modelo foi projetado para servir de plataforma para o sistema de lançamento áereo, mas a Stratolaunch usará o Roc como plataforma para lançar uma série de veículos hipersônicos, chamados Talons. 

Um protótipo de veículo, chamado TA-0, será testado em uma queda sobre o Oceano Pacífico, seguido pelo primeiro veículo motorizado, o TA-1, ainda este ano. 

Este cronograma exigirá que a empresa acelere os testes da aeronave, e segundo o diretor de tecnologia da Stratolaunch, será possível ver a companhia voando com mais frequência. 

Além disso, afirmou que até o final do ano, planejam e esperam lançar o primeiro veículo de teste hipersônico da empresa, onde o próximo voo testará a recuperação de todo o trem de pouso da aeronave. 

 “É aí que podemos realmente começar a expandir o envelope a sério”, diz Millman. No próximo voo, a empresa deverá instalar o pilão no segmento central da asa ao qual serão acoplados os veículos Talon. 

Ambos protótipos estão quase concluídos, incluindo a ativação do TA-1 pela primeira vez no mês passado. 

 

Saiba mais sobre os voos do Roc 

 

O voo ocorreu quase nove meses após o voo de teste anterior do Roc, e o verdadeiro primeiro teste de voo ocorreu há mais de dois anos. 

O teste realizado no último domingo trouxe novos feitos, com o avião atingindo 330 km/h de velocidade, atendendo todos objetivos da empresa, inclusive testando a retração e extensão do trem de pouso na fuselagem esquerda. 

Roc retornou ao aeroporto após quatro horas e 23 minutos, após um voo onde o avião atingiu um pico de altitude de mais de 7.160 metros. 

A empresa não deu um cronograma para o próximo voo de teste, pois alega que irá depender da revisão dos dados deste último voo realizado. 

E o número de voos de teste poderá depender do desempenho de cada avião, uma vez que eles aumentam gradualmente a altitude e também a velocidade do Roc, para se tornar comparável ao que se espera de um avião comercial. 

 

Fonte: Click Petróleo e Gás 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Stratolaunch

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo