Notícias

A torre de lançamento de foguetes da SpaceX pode ser derrubada a qualquer momento pelos EUA

A torre de lançamento de foguetes da SpaceX, que está em construção desde março deste ano, pode ser derrubada a qualquer momento pelos Estados Unidos.

Siga-nos no Instagram

Localizada em Boca Chica, no Texas, a torre ainda está aguardando revisões adicionais da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Entenda o “problema” da torre de lançamento de foguetes

A SpaceX iniciou o processo informando que a torre seria utilizada apenas para uma função: pesquisa e testes de fabricação e montagem.

Entretanto, a empresa afirmou que deve utilizar a torre para realizar lançamentos, o que faz com que ela esteja sujeita à regulamentação da FAA.

Essa regulamentação a ser vista é a revisão ambiental sobre as operações da empresa de serviços de transporte espacial no Texas, que são feitas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

A última avaliação foi feita há sete anos atrás (2014), e não envolvia o lançamento de foguetes como o Falcon Super Heavy, que a empresa deseja utilizar.

A mudança no foguete resulta diretamente no impacto impacto que o Super Heavy poderia ter nos arredores da base no Texas.

Além disso, a nova torre de lançamento de foguetes da SpaceX também é muito maior em comparação a estrutura que foi avaliada pela FAA na época.

Empresas privadas x agências reguladoras

Gwynne Shotwell, atual presidente da SpaceX, afirmou que a empresa deseja lançar uma nave espacial orbital da nova base ainda neste mês.

No entanto, é preciso haver uma nova licença da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos que esse lançamento possa ocorrer.

Enquanto isso, um porta-voz da FAA também anunciou que a SpaceX está construindo a torre por sua própria conta e risco.

De acordo com os especialistas, a torre em questão deverá ser um novo campo de batalha entre as empresas privadas e as agências reguladoras.

Como resultado, em casos extremos, a FAA pode até mesmo mandar derrubar a torre de lançamento de foguetes da SpaceX.


Fonte: Olhar Digital

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Reginald Mathalone

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo