Notícias

Governo dos EUA envia satélite espião em lançamento da SpaceX

O governo dos EUA enviou na última quarta-feira (2) um satélite espião em lançamento da SpaceX, o segundo lançamento da empresa na última semana. 

Siga-nos no Instagram

A missão NROL-87 consistiu em um foguete Falcon 9 novo levar ao espaço um satélite para o National Reconnaissance Office (NRO, Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos). 

A decolagem ocorreu às 17h27 no horário de Brasília, e partiu da Base Vandenberg da Força Espacial dos Estados Unidos (VSFB), sob o Falcon 9 com número de série B1071. 

Foi o primeiro lançamento a partir do VSFB, apesar de já ser o quinto lançamento da empresa de Elon Musk neste ano, e também foi o primeiro lançamento com um foguete novo. 

O primeiro estágio do B1071 retornou à Terra após alguns minutos do lançamento, pousando na área de pouso 4 (LZ-4) da Vandenberg. 

Essa foi a segunda vez seguida que a SpaceX realizou o pouso do primeiro estágio em terra firme, o que normalmente costuma ocorrer em suas convencionais balsas localizadas no meio do oceano. 

A SpaceX, atualmente, tem o objetivo de realizar até 52 lançamentos em 2022, de acordo com os documentos divulgados da National Aeronautics and Space Administration (NASA). 

Saiba mais sobre o satélite espião do governo dos EUA 

 

Até o momento, não há maiores informações sobre o contrato do NRO com a SpaceX, somente que a carga deveria ser colocada em uma órbita a 512,7 km de altitude, com inclinação de 97,4 graus. 

De acordo com o site NasaSpaceFlight, isso sugere um satélite eletro-óptico de reconhecimento, isto é, um “satélite espião”.  

Além disso, o possível satélite espião também é reforçado pelo emblema da missão, que mostra uma cabra-da-montanha sobre uma rocha em uma pose vigilante. 

Em seguida, confira o emblema da missão divulgado pelo próprio National Reconnaissance Office no Twitter: 

 

Fonte: Olhar Digital 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução SpaceX 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo