Notícias

SP instalará 500 radares ‘dedo-duro’ que identificam fraudes e dívidas de veículos

SP instalará 500 radares 'dedo-duro' que identificam fraudes e dívidas de veículos
Radar de velocidade — Foto: Divulgação

Até o meio deste ano, as rodovias que cruzam o estado de São Paulo serão equipadas com 649 radares de última geração, dos quais 536 possuem tecnologia avançada para leitura automática de placas.

Siga-nos no Instagram

Essa inovação, que permite a transmissão de dados em tempo real para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), visa identificar veículos com pendências como IPVA e licenciamento atrasados.

Além disso, essa tecnologia também servirá para monitorar o fluxo de tráfego.

Introdução da tecnologia OCR e suas aplicações

A nova geração de radares fará uso da tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), uma forma de inteligência artificial já aplicada em vistorias veiculares para detectar fraudes.

Essa tecnologia é capaz de identificar qualquer tentativa de adulteração nos elementos identificadores do veículo, como chassi, motor, placa, e hodômetro, aumentando a segurança e a confiabilidade das fiscalizações.

Investimento e implementação

A abertura do edital para a aquisição e instalação dos novos radares, bem como para serviços associados à fiscalização de velocidade, está marcada para 26 de fevereiro.

Inicialmente, o investimento previsto era de R$ 196,8 milhões, mas o valor foi ajustado para R$ 202 milhões. O DER-SP selecionará propostas que atendam todas as exigências com o melhor custo-benefício.

Mogi das Cruzes lidera a lista de municípios com a maior quantidade de novos radares, seguido por outras cidades que também receberão significativas atualizações em suas infraestruturas de fiscalização. A lista completa dos locais de instalação está disponível para consulta no site do DER-SP.

Como funciona um radar de velocidade?

Os radares fixos operam através de sensores embutidos na pista, conhecidos como laços indutivos. Esses dispositivos calculam a velocidade dos veículos ao medir o tempo que levam para passar entre dois pontos.

Quando um veículo excede o limite de velocidade, o sistema automaticamente captura uma fotografia para registro da infração.

A implementação desses novos radares, capazes de enviar informações em tempo real, promete tornar a fiscalização nas estradas paulistas mais eficiente e precisa, alinhando-se com o objetivo de promover maior segurança no trânsito e garantir a regularidade dos veículos em circulação.

Leia mais:

Fonte: Auto Esporte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo