Notícias

Helicóptero do exército americano realiza voo de 30 minutos sem piloto

Um helicóptero do exército americano realizou seu primeiro voo sem a intervenção de nenhum piloto, sendo realizado sem nenhum ocupante, de forma totalmente autônoma. 

Siga-nos no Instagram

O modelo de helicóptero utilizado foi o Black Hawk, que conta com adaptações para se tornar autônomo, com as tecnologias de Sikorsky MATRIX. 

De acordo com as informações divulgadas, a aeronave realizou o voo de 30 minutos sobre a instalação do Exército dos Estados Unidos em Fort Campbell, em Kentucky. 

 

Helicóptero do exército americano e o ALIAS 

 

O helicóptero autônomo pertence ao programa Aircrew Labor In-Cockpit Automation System (ALIAS), e o teste foi um grande avanço no projeto, segundo a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA). 

A DARPA informou que o programa é uma arquitetura de automação flexível e extensível para aeronaves tripuladas já existentes, a fim de permitir operações seguras e com tripulação reduzida. 

Segundo o órgão, isso facilita a adição de altos níveis de automação em aeronaves já existentes. 

O ALIAS também fornece uma plataforma, a fim de integrar recursos adicionais de automação ou autonomia sob medida para missões específicas realizadas. 

 

Melhor aproveitamento dos militares 

 

Os testes com helicópteros autônomos/não-tripulados também fazem parte de um planejamento estratégico para o melhor aproveitamento dos militares. 

Para o gerente de programa da DARPA, Stuart Young, caso haja cargas de trabalho reduzidas, os pilotos podem se concentrar no gerenciamento da missão ao invés da mecânica. 

A combinação de software + hardware de autonomia deverá tornar o voo mais inteligente e também seguro, para Young. 

O gerente do programa também ressaltou que o sucesso dos testes com o programa pode dar maior liberdade aos comandantes para traçar as ações do Exército do país em um futuro próximo. 

Assim, haverá uma maior flexibilidade operacional, como operar aeronaves a qualquer hora do dia ou noite, com e sem pilotos, em uma variedade de condições, incluindo ambientes congestionados e degradados. 

 

Fonte: Canaltech 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Lockheed Martin

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo